6 games de 3DS e Wii U que sumiram do eShop, mas vivem pela emulação

4 min de leitura
Imagem de: 6 games de 3DS e Wii U que sumiram do eShop, mas vivem pela emulação
Imagem: Nintendo/Divulgação

Donos de Nintendo 3DS e Wii U perderam, em 27 de março de 2023, a chance de comprar games que estavam no eShop. A cartada final para as plataformas aconteceu em 8 de abril deste ano, quando a Nintendo desligou a opção de jogatina online nestes consoles.

Entretanto, isso não significa que tudo está perdido, já que muitos destes games continuam disponíveis para o público por meio da emulação. E, nas linhas a seguir, vamos mostrar alguns títulos que seguem populares entre os fãs por conta disso.

6. Dr. Luigi (Wii U)

Dr. Luigi foi um dos games estrelados pelo encanador para celebrar o Ano de Luigi, em 2013. (Fonte: Nintendo/Divulgação)Dr. Luigi foi um dos games estrelados pelo encanador para celebrar o Ano de Luigi, em 2013. (Fonte: Nintendo/Divulgação)Fonte:  Nintendo/Divulgação 


Mario teve a chance de se aventurar em diversas profissões, e uma delas foi como médico em Dr. Mario. Pegando carona no sucesso do irmão, Luigi também se arriscou no mesmo ofício com Dr. Luigi.

Dr. Luigi segue um esquema muito parecido com o do game estrelado por seu irmão. A lógica aqui ainda é usar as cápsulas perto dos vírus de mesma cor para eliminá-los da fase, se esforçando para deixar a área limpa e passar para o próximo estágio.

Além do modo convencional, Dr. Luigi ainda traz a inédita opção Operation L. Nela, duas cápsulas são combinadas em formato de L, adicionando uma nova forma de eliminar os vírus e, claro, desafiar suas habilidades.

5. Crimson Shroud (3DS)

Crimson Shroud trouxe a magia dos RPGs de tabuleiro para as telas do Nintendo 3DS. (Fonte: Snackbar Games/Reprodução)Crimson Shroud trouxe a magia dos RPGs de tabuleiro para as telas do Nintendo 3DS. (Fonte: Snackbar Games/Reprodução)Fonte:  Snackbar Games/Reprodução 


Para os fãs de RPG, Crimson Shroud é um prato cheio. Desenvolvido pela Level 5, que nos entregou pérolas como Ni no Kuni e a série Inazuna Eleven, este RPG lançado exclusivamente no eShop para Nintendo 3DS não demorou para cair no gosto de quem o baixou.

Crimson Shroud adota um sistema de combate no clássico RPG de turno, mas com alguns detalhes que saltam aos olhos. Aqui, tudo acontece em uma espécie de tabuleiro de RPG de mesa, com bonecos representando heróis e inimigos. Até mesmo ações importantes são feitas rolando dados na tela de toque, dando charme extra a tudo.

4. Dillion's Rolling Western (3DS)

Dillon's Rolling Western trouxe o melhor das defesa de torre para o 3DS. (Fonte: Nintendo/Divulgação)Dillon's Rolling Western trouxe o melhor das defesa de torre para o 3DS. (Fonte: Nintendo/Divulgação)Fonte:  Nintendo/Divulgação 


Dillion's Rolling Western foi uma grata surpresa no portátil da Nintendo. Controlando o tatu Dillion, o objetivo é defender uma cidade de invasores conhecidos como Grocks. Como eles são feitos de pedra, só há duas formas de detê-los: usando torres de defesa ou fazendo o protagonista rolar sobre eles.

É exatamente aí que mora a diversão do game, já que é preciso encontrar recursos para fortificar as defesas da cidade e melhorar as armas. Além disso, a estratégia pode ser útil em alguns momentos, pois evita que o protagonista fique cercado e faça uso dos equipamentos para sobreviver por mais tempo.

3. Knytt Underground (Wii U)

Se você é fã de metroidvania, deve experimentar Knytt Underground. (Fonte: Nintendo/Divulgação)Se você é fã de metroidvania, deve experimentar Knytt Underground. (Fonte: Nintendo/Divulgação)Fonte:  Steam/Divulgação 


Knytt Underground não chega a ser um exclusivo de Wii U, já que deu as caras em outras plataformas. Porém, é impossível negar que sua ausência do eShop representa grande perda para os donos do console.

Knytt Underground explora os melhores elementos de um bom metroidvania, permitindo explorar mais de 1.800 salas e cumprir diversas quests. Tudo isso acontece com progressão lateral, e suas ações nessa jornada podem desbloquear múltiplos finais para a aventura.

2. DuckTales Remastered (Wii U)

DuckTales Remastered é remake do clássico lançado para Nintendinho. (Fonte: Kinguin/Divulgação)DuckTales Remastered é remake do clássico lançado para Nintendinho. (Fonte: Kinguin/Divulgação)Fonte:  Kinguin/Divulgação 


DuckTales Remastered é um daqueles clássicos casos de remake que chama a atenção por melhorar o game original em diversos sentidos. E, ao menos no caso da Nintendo, a única plataforma na qual ele estava presente era o Wii U.

Este game é uma versão refeita do primeiro game estrelado por Tio Patinhas no Nintendinho. A proposta aqui é seguir por fases no melhor estilo plataforma enfrentando inimigos variados, incluindo chefes.

Além disso, o título contava com passagens secretas e bom grau de desafio para fãs de jogos baseados em propriedades da Disney. Dessa forma, se tornou um game bastante querido por diversos jogadores.

1. Dragon Quest VIII: Journey of the Cursed King (3DS)

Dragon Quest VIII é visto por muitos como um dos melhores RPGs do Nintendo 3DS. (Fonte: Nintendo/Divulgação)Dragon Quest VIII é visto por muitos como um dos melhores RPGs do Nintendo 3DS. (Fonte: Nintendo/Divulgação)Fonte:  Nintendo/Divulgação 


Por fim, hora de fechar essa lista com um dos melhores RPGs de Nintendo 3DS. É verdade que Dragon Quest VIII: Journey of the Cursed King ainda pode ser encontrado em cópias físicas, mas elas são tão caras que a versão digital foi a melhor saída para muitos.

Dragon Quest VIII é tido por muitos como um dos melhores da franquia, e atributos para isso não faltam. Além de um elenco carismático, foi o primeiro da série a contar com dublagem, além de esconder segredos em vários contas do mapa, incentivando a exploração.

E você, sente falta de outros games que estavam no eShop para Wii U e Nintendo 3DS? Compartilhe a sua opinião com os demais leitores do Voxel usando as nossas redes sociais.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.