No início do mês, os fãs de emulação foram pegos de surpresa pela Apple, que liberou a chegada de emuladores de jogos na App Store. A mudança, claro, foi muito bem-vinda, já que há anos a gigante norte-americana proíbe softwares do gênero em sua loja oficial.
Isso, claro, pavimentará o caminho para que os aplicativos do nicho cheguem ao sistema iOS, que cobre tanto o iPhone quanto o iPad. Henrik Rydgard, criador do PPSSPP, famoso por rodar jogos de PSP, confirmou que o emulador chegará à App Store ainda em 2024 se as regras da plataforma permitirem a reprodução de ISOs e ROMs — já que ele não possui os direitos para distribuir os jogos da Sony legalmente.
"Como não possuímos os direitos dos jogos de PSP, não podemos oferecê-los como downloads no aplicativo, os usuários ainda devem obter os jogos por conta própria (descartando UMDs)", explicou Rydgard no blog oficial do emulador. "Portanto, para que o PPSSPP seja útil além de rodar um pequeno conjunto de jogos caseiros gratuitos, tudo depende de como a Apple interpreta suas próprias regras".
O PPSSPP é um emulador que roda jogos de PSP e chegará à App Store ainda em 2024.Fonte: Google Play
Por sorte, a Apple esclareceu recentemente ao MacRumors que os emuladores em sua loja de aplicativos podem rodar ROMs e ISOs, desde que sejam de jogos retrô. Portanto, a situação parece propícia para que Rydgard lance o PPSSPP ainda este ano na App Store.
Agora, resta saber quando isso vai acontecer. Mas a notícia já é uma ótima novidade para quem pretende jogar o PSP via emulação no iPhone ou iPad.
O vai e vem dos emuladores no iOS
O primeiro emulador oficial a chegar à App Store foi o iGBA, software que consegue reproduzir ROMs de Game Boy Advanced e Game Boy Collor em dispositivos iOS. No entanto, o aplicativo foi banido pouco tempo após chegar à plataforma — mas não pelos motivos que você imagina.
iGBA foi o primeiro emulador oficial a chegar à App Store, mas foi banido por ferir diretrizes de direitos autorais.Fonte: Mobile Syrup
O iGBA não é um trabalho legítimo do desenvolvedor Mattia La Spina, que registrou o emulador na App Store. Por conta disso, ele foi banido da loja oficial por violar suas regras de direitos autorais e spam. Em comunicado ao The Verge, o desenvolvedor Riley Testut, legítimo dono do iGBA, disse que o app é um clone não autorizado do GBA4iOS — um emulador de código aberto que ele criou para iOS há mais de 10 anos.
Felizmente, os usuários do iOS já foram servidos com uma nova plataforma de emulação. O software Delta, que roda diversos emuladores da Nintendo, chegou aos iPhones e iPads recentemente.
Ansioso para jogar games retrô no iPhone ou iPad? Comente nas redes sociais do Voxel qual plataforma você gostaria de ver chegando via emulação à App Store!