No mundo dos games, RPGs são conhecidos por exigirem dezenas de horas da parte dos jogadores. Porém, isso nem sempre é verdade, já que em alguns casos você pode finalizar uma campanha em pouco tempo — e somente depois conquistar colecionáveis extras, por exemplo!
Está interessado em conhecer alguns destes jogos para curtir em seu tempo livre? Então é só continuar lendo, pois na próxima linha eu indico seis opções bem tranquilas para terminar em poucas horas.
6. Trials of Mana (20 horas)
- Plataformas: PC, Switch, PlayStation 4, Android e iOS
Trials of Mana é o remake de Seiken Densetsu 3 para SNES. (Fonte: Windows Central/Reprodução)Fonte: Windows Central/Reprodução
Trials of Mana é o remake de Seiken Densetsu 3, RPG de SNES lançado apenas no Japão de forma oficial. Como o próprio nome entrega, ele faz parte da série Mana, que inclui Secret of Mana, Legend of Mana e outros.
Tal como no original, Trials of Mana se apoia nos combates voltados para a ação. Isso dá mais dinamismo e poder de escolha, já que você pode definir as batalhas que pretende lutar caso queira avançar mais rápido.
Um detalhe importante é que o tempo indicado acima vale para apenas um avanço pelo game. Caso queira finalizar com os seis personagens principais na liderança, isso certamente aumenta ainda mais o marcador.
5. Final Fantasy Mystic Quest (13 horas)
- Plataformas: Super Nintendo, Wii e Wii U
Final Fantasy Mystic Quest é uma boa opção para iniciar no mundo dos RPGs. (Fonte: IMDb/Reprodução)Fonte: IMDb/Reprodução
Final Fantasy Mystic Quest aparece aqui por dois motivos. Além de ser um game que exige apenas 13 horas para terminar, ele também é indicado para quem quer iniciar no mundo dos RPGs.
Desde o seu nascimento, Mystic Quest serviu de porta de entrada para o público ocidental no mundo dos RPGs. Para ajudar os novatos e quem deseja um game mais curto, ele apresenta um esquema mais simplificado tanto nas batalhas quanto na exploração.
- Veja também: Veja os 10 jogos mais fáceis do Super Nintendo
Porém, não o subestime: apesar de mais simples, você pode travar em um ponto ou outro da jornada. Porém, é tranquilo se dar bem neste título de maneira geral.
4. Super Mario RPG (12 horas)
- Plataformas: Super Nintendo, Wii, Wii U e Switch
Super Mario RPG foi a primeira aposta do encanador no mundo dos RPGs. (Fonte: Amazon/Divulgação)Fonte: Amazon/Divulgação
Super Mario RPG sempre foi visto por muitos como um título divertido e, ao mesmo tempo, rápido para se terminar. Caso decida avançar pelo game fazendo apenas o que é necessário, vai concluir a campanha em pouco mais de 12 horas.
Essa estimativa vale tanto para a versão original quanto para o remake lançado em 2023 para Switch. Todas trazem Mario, Bowser e Peach trabalhando em conjunto com Mallow e Geno para resgatar a sete Star Pieces e salvar Star Road.
Todas as batalhas aqui acontecem no clássico sistema de turno, mas são geralmente resolvidas em poucos minutos. Caso decida ampliar o tempo de jogo, há vários extras para curtir e desbravar, especialmente no remake.
3. Child of Light (11 horas)
- Plataformas: PC, Xbox 360, Xbox One, PlayStation 3, PlayStation 4, PlayStation Vita, Wii U e Switch
Child of Light traz belas artes e história totalmente narrada em formato de poesia. (Fonte: Ubisoft/Divulgação)Fonte: Ubisoft/Divulgação
Child of Light é um indie de qualidade. Lançado pela Ubisoft, ele é um dos mais antigos dessa lista, já que chegou às lojas em 2014. O título conquistou a atenção do público por trazer um traçado peculiar e bastante atrativo.
Sua narrativa conta a história de Aurora, que vaga pelo mundo de Lemuria para lutar contra a Queen of the Night no clássico sistema de combates por turnos. Além disso, é válido destacar como o enredo foi construído. Do começo ao fim da jornada de Aurora, todos os momentos são totalmente narrados em forma de poesia, dando um tom ainda mais artístico a tudo.
2. Undertale (7 horas)
- Plataforma: PC, PS Vita, Xbox One, PlayStation 4, PlayStation Vita e Switch
Undertale tem fortes inspirações em EarthBound, um dos clássicos do SNES. (Fonte: Steam/Divulgação)Fonte: Steam/Divulgação
Undertale é um daqueles títulos que chegou sem alardes, mas conquistou a atenção de milhares de jogadores. Lançado para várias plataformas, ele possivelmente é um dos RPGs mais curtos de que se tem notícias.
- Confira também: 6 chefões dos games que não queríamos matar
Curiosamente, um dos diferenciais de Undertale é como você lida com os inimigos. Mesmo com várias batalhas, dá para passar por praticamente todas elas sem matar os adversários. Aliás, andar como pacifista ou descendo a porrada em todos indica o final entregue ao final da jornada.
O game se destacou exatamente por não exigir dezenas de horas e, ainda assim, entregar uma jornada consistente e divertida. Muitos de seus personagens são memoráveis, o que só ajuda a torná-lo uma forte indicação para todos.
1. Evoland (3 horas)
- Plataformas: PC, Xbox One, PlayStation 4, Android, iOS e Switch
Evoland vem com a proposta de homenagear o gênero RPG. (Fonte: Steam/Divulgação)Fonte: Steam/Divulgação
Por fim, fechamos nossa lista com um RPG extremamente curto: Evoland. Mais que apresentar uma história densa, ele se preocupa com outra frente: prestar uma verdadeira homenagem a esse gênero de jogo.
Evoland faz uma verdadeira evolução pelos principais estilos de RPG. Ele inicia como um título 8 bits, mas passa por todas as gerações até chegar a um padrão mais próximo do que é visto atualmente.
E você, conhece mais algum game de RPG que não exige muito tempo de jogo para terminar? Compartilhe com os demais leitores do Voxel usando as nossas redes sociais.
Fontes