Muitos cortes têm sido feitos nas empresas de videogames nos últimos meses. O Embracer Group, por exemplo, segue no seu plano de "reestruturação", estabelecido em junho do ano passado — e até agora já enxugou cerca de 8% das suas operações globais. Isso, claro, também implica na venda de alguns de seus principais estúdios.
A Gearbox, uma das desenvolvedoras da casa, acaba de ser vendida para a Take-Two Interactive, empresa que é dona da Rockstar Games (GTA VI), por US$ 460 milhões. Agora, o estúdio, que já tinha um relacionamento duradouro com a publisher por conta da franquia Borderlands, será propriedade integral da empresa.
"Como um importante acionista de longo prazo do Embracer Group, acredito na estratégia da companhia daqui para frente e estou completamente convencido de que esta transação é o melhor cenário possível e um acordo positivo para o Embracer Group, para a Take-Two e, claro, para a Gearbox Entertainment", afirmou Randy Pitchford, fundador e CEO da Gearbox.
Take-Two adquiriu a Gearbox, casa da franquia Borderlands, por US$ 460 milhões.Fonte: Take-Two
"Meu principal interesse é sempre a Gearbox, especialmente nossos talentos e nossos clientes. Quero garantir pessoalmente aos fãs dos nossos jogos que este acordo irá garantir que as experiências que temos em desenvolvimento atualmente serão as melhores possíveis", concluiu o executivo no comunicado da compra.
Além de Borderlands, Take-Two também levará outras franquias para o seu catálogo
A aquisição da Gearbox por parte da Take-Two renderá não apenas a franquia Borderlands e Tiny Tina’s Wonderlands no catálogo da publisher, mas também outras propriedades da casa.
Algumas delas incluem Homeworld, Risk of Rain, Brothers in Arms e o clássico Duke Nukem. Além disso, o acordo também levará todos os estúdios da Gearbox para a aba da Take-Two — como a Gearbox Software, Gearbox Montreal e Gearbox Studio Quebec.
Os rumores sobre a venda da Gearbox começaram em setembro do ano passado, ocasião em que a Reuters havia sugerido que a empresa estaria conversando sobre as condições de venda com os bancos Goldman Sachs e Aream & Co.
Franquia Tiny Tina's também foi para o catálogo da Take-Two.Fonte: Gearbox
Vale lembrar que o estúdio foi comprado pelo Embracer Group em 2021 por US$ 1,4 bilhão, e desde então a equipe já trabalhou em títulos como Tiny Tina's Wonderlands e Remnant 2. Até o final de 2022, ela contava com aproximadamente 1.300 funcionários. Com os cortes do Embracer Group, potencialmente alguns deles acabaram sendo desligados da empresa.
"Depois de avaliar diversas opções para a Gearbox, estou feliz por termos alcançado uma solução que atende aos melhores interesses de todas as partes interessadas", conclui Lars Wingefors, cofundador e CEO do Embracer Group.
A Gearbox foi uma boa aquisição para a Take-Two? Comente sua opinião nas redes sociais do Voxel!
Fontes
Categorias