Não é segredo para ninguém que a Nintendo é uma das empresas mais rígidas no que diz respeito às suas propriedades. Recentemente, o martelo da justiça da gigante japonesa foi batido para o Yuzu, um famoso emulador de Nintendo Switch para PC que foi um dos maiores responsáveis pela pirataria de Zelda: Tears of the Kingdom.
- Leia também: Zelda: Tears of the Kingdom foi pirateado 1 milhão de vezes antes mesmo do lançamento, diz Nintendo
Mas existe uma comunidade bastante dedicada em piratear os jogos da Nintendo — portanto, era só questão de tempo até o sucessor do Yuzu aparecer. E olha que levou apenas duas semanas para o surgimento do Suyu.
A primeira versão Suyu, novo emulador de Nintendo Switch, foi lançada nesta quarta-feira (20) para PC, MacOS e até celulares com sistema Android. Considerando que ele ainda está em estágios iniciais, é um pouco improvável que o projeto traga qualquer evolução notável em relação ao Yuzu — mas ainda assim, é uma opção.
Suyu é o sucessor do Yuzu, famoso emulador de Switch que teve suas atividades encerradas pela Nintendo há duas semanas.Fonte: Gitlab
Através do Discord, a equipe por trás do Suyu informou que os binários para Linux x86_64, Windows x86_64, Android ARMv8a e até mesmo uma versão experimental de macOS já estão disponíveis para download.
Conheça alguns recursos da primeira versão do Suyu
Os responsáveis pelo Suyu também revelaram no Discord oficial do emulador que a versão v0.0.2 foi lançada com algumas melhorias no pacote. Algumas delas incluem a implementação do menu home (que, aparentemente, ainda enfrenta alguns problemas), a remoção da telemetria, correções de vídeo para AMD e muito mais.
Confira a lista completa:
- Rebranding completo;
- Geração de ícone ICNS;
- Ajustes de erros;
- Integração inicial do Qlaunch (bugado / requer testes adicionais; requer firmware V17.0.0 ou mais recente)
- Gitlab CI para compilações automatizadas;
- Exige que todas as chaves sejam fornecidas pelo usuário, junto com o firmware;
- Gerenciador de addons aprimorado;
- Várias correções de falhas;
- Trabalho inicial para suporte ao MacOS;
- Correções de vídeo para AMD;
- API multiplayer reimplementada;
- Toda a telemetria foi removida;
- Novas opções/melhorias na interface;
- Melhorias na qualidade de vida.
O que achou do Suyu? Será que ele tem potencial para substituir o Yuzu e ainda oferecer algumas melhorias relevantes no processo? Comente suas impressões sobre o novo emulador de Nintendo Switch nas redes sociais do Voxel!