Um ano após ter seu desenvolvimento encerrado, o popular emulador de PlayStation 2 conhecido como AetherSX2 não está mais disponível na Google Play Store. Enquanto seu APK ainda circula pela internet, sua remoção da loja pode ser considerada o ponto final de uma história polêmica.
Em 2023, o criador do software, conhecido como Tahlreth, explicou que estava abandonando o projeto devido a uma série de ameaças que vinha recebendo. Segundo ele, a comunidade de usuários também era conhecida por suas reclamações e exigências constantes, o que tornava pouco recompensador investir no emulador.
O AetherSX2 foi encerrado após seu criador sofrer ameaçasFonte: Divulgação/AetherSX2
“O AetherSX 2 sempre foi feito para ser um passatempo divertido, não orientado para o lucro. Não faz sentido continuar trabalhando em um hobby que não é mais divertido”, afirmou o desenvolvedor na época. Segundo ele, a decisão também foi baseada no desejo de não ter mais que lidar com imitadores e falsificações de seu trabalho.
AetherSX 2 sobrevive nas mãos da comunidade
A remoção do popular emulador de PlayStation 2 acontece somente alguns dias depois de a Nintendo conseguir botar fim às atividades do Yuzu, que permitia jogar o Nintendo Switch no PC. No entanto, não há confirmações de que as duas situações estejam relacionadas, visto o silêncio mantido por Tahlreth após sua decisão.
O legado do AetherSX 2 tem sido mantido vivo por seus fãs, que se juntaram para trabalhar em correções de bugs e melhorias de desempenho. A versão mais popular do projeto é conhecida atualmente como NetherSX 2 e permite rodar vários jogos do antigo console da Sony em smartphones e tablets com Android.
A retirada do antigo emulador da loja veio acompanhada do fim de seu site oficial, que também não está mais disponível. Embora sejam vistos com maus olhos por muitas empresas por abrirem espaço para a pirataria, emuladores são conhecidos por ser de grande ajuda para a preservação histórica do mercado de jogos.
Enquanto hardwares (até mesmo os mais bem-cuidados) falham com o tempo, o fato de a maioria deles estarem em coleções particulares dificulta o acesso do público. Além disso, somente títulos de grande sucesso e com desenvolvedoras ativas tendem a receber relançamentos, fazendo com que boa parte da história dos games se perca com o passar do tempo.
Fontes