O artista japonês Akira Toriyama, criador de mangás como Dragon Ball e Dr. Slump, faleceu de forma inesperada aos 68 anos no começo de março deste ano. A notícia pegou de surpresa os fãs de animes e, também, o mundo dos games.
Apesar de ser mais famoso pelo trabalho na revista Weekly Shonen Jump e nas adaptações em anime de sagas como Dragon Ball Z, Toriyama também teve um currículo notável em outras áreas. Nos games, por exemplo, ele integrou a equipe de alguns dos RPGs mais populares e icônicos da indústria.
Akira Toriyama.Fonte: Shueisha
A seguir, veja um pouco mais sobre a contribuição de Toriyama para o mundo dos jogos, em um legado imortalizado em vários títulos e marcado pelo seu traço característico.
Dragon Ball
A contribuição mais óbvia de Toriyama para o mercado de jogos está em sua franquia mais popular. Isso porque Dragon Ball e suas continuações, quase todas com envolvimento direto do artista, foram adaptadas dezenas de vezes em forma de jogo.
A franquia tem títulos para as mais variadas plataformas, de consoles antigos até os mais atuais. Alguns dos jogos são mais focados em RPG, outros em ação e alguns de luta, como é o caso da popular série Budokai Tenkaichi. Em outras palavras, são títulos para todos os gostos.
Dragon Ball FighterZ.Fonte: Steam
Games mais recentes da saga de Goku, seus amigos e rivais incluem Dragon Ball Xenoverse 2, Dragon Ball FighterZ, Dragon Ball Z: Kakarot e Dragon Ball: The Breakers. Neste ano, também será lançado Dragon Ball Sparking Zero, que marca o retorno da franquia Budokai Tenkaichi.
Chrono Trigger
Chrono Trigger é um RPG tido como "definitivo" por muitos fãs do gênero. E ele tem o envolvimento direto do artista, que contribuiu para tornar o visual desse clássico da Square lançado em 1995 tão icônico.
Chrono TriggerFonte: Square Enix
Toriyama foi o responsável por criar o design dos personagens, dos cenários e dos itens do jogo. Além disso, ele comandou a equipe responsável pelas cenas animadas da versão do título para o PlayStation.
Dragon Quest
Uma das artes de capa de Dragon Quest com o traço de Toriyama.Fonte: Nintendo
Lançada originalmente pela Enix, hoje parte da Square Enix, Dragon Quest é uma das mais populares franquias de RPG da indústria. A história da franquia começou ainda no NES, o Nintendinho.
Toriyama foi o designer de personagem mais atuante na série, participando da criação de heróis e criaturas ao longo de décadas de franquia — incluindo o visual do Slime, que virou um símbolo da saga até hoje.
Tobal No. 1
Esse jogo de luta é menos conhecido, mas também faz parte do portfólio de Toriyama. Ele marca uma parceria de peso do artista com Seiichi Ishii, designer que trabalhou em Virtua Fighter e é um dos criadores de Tekken.
Tobal No. 1Fonte: Square Enix
Focado em disputas entre dois jogadores em arenas 3D, ele foi desenvolvido pela DreamFactory, que mais tarde publicaria alguns jogos de Naruto para o Nintendo DS. O jogo teve uma continuação, Tobal 2, lançada em 1997.
Blue Dragon
Lançado para o Xbox 360 em 2006, Blue Dragon é outro encontro de titãs. Aqui, Toriyama trabalha ao lado de Hironobu Sakaguchi, criador da franquia Final Fantasy, e o compositor Nobuo Uematsu.
Blue Dragon.Fonte: Microsoft
A história envolve cinco jovens com poderes mágicos que incluem o controle de "sombras". O jogo não foi tão bem recebido quanto outros com o envolvimento do artista, mas é marcado por ter o design de personagem do criador de mangás para o 3D.
Sand Land
A última contribuição de Akira Toriyama para o mundo dos jogos será um trabalho ainda não lançado. Trata-se de Sand Land, um RPG de ação com lançamento marcado para 26 de abril de 2024 nas plataformas PC, PS4, PS5 e Xbox Series X|S.
Sand Land.Fonte: Steam
O título é baseado em um mangá de mesmo nome criado pelo artista e conta a história de Beelzebub, um príncipe demônio que sai em busca de um Lago Lendário escondido no deserto. A produção também ganhará uma série animada, que estará disponível no Brasil pelo Star+/Disney+.
E aí, qual seu jogo favorito com a participação de Akira Toriyama? Comente nas redes sociais do Voxel!
Fontes
Categorias