A Wizards of the Coast, empresa responsável pelas franquias Magic: The Gathering e Dungeons & Dragons, anunciou o fim da tradução para o português do Brasil de conteúdos e produtos de ambas as marcas. O comunicado oficial foi divulgado na última sexta-feira (23).
No caso de Dungeons & Dragons, que é um dos sistemas de RPG mais populares do mundo, a decisão acontece após cinco anos da chegada da companhia oficialmente em território nacional. A publicação acontecia a partir da Galápagos Jogos em uma aliança com a Gale Force Nine.
We are making the difficult decision to halt Portuguese product later this year.
— Dungeons & Dragons (@Wizards_DnD) February 24, 2024
We will continue to release D&D products in English, French, German, Italian, Japanese, and Spanish.
A Wizards of the Coast, que pertence à gigante Hasbro, justificou a medida por causa de baixas vendas em comparação com o aumento de custos na produção dos materiais. Os três livros já planejados e confirmados — Fizban’s Treasury of Dragons, Journeys Through the Radiant Citadel e Dragonlance: Shadow of the Dragon Queen — serão lançados normalmente ainda em português do Brasil, mas são os últimos.
- Leia também: 8 Filmes e séries para quem curte Dungeons & Dragons
Outros idiomas continuarão tendo suporte normalmente. As línguas atualmente com conteúdo de D&D são inglês, espanhol, francês, alemão, italiano e japonês.
Conteúdos de Magic também perdem localização
No caso das cartas de Magic: The Gathering, a justificativa foi parecida. A companhia cita "custos subindo e mudanças na demanda global", ou seja, baixas vendas nesse tipo de conteúdo em determinadas regiões.
Ainda assim, no comunicado, ela argumenta que o jogo "continua crescendo" e que ela tenta "tornar ele acessível para a audiência mais variada possível". A franquia estava disponível em nosso idioma há mais tempo: desde a metade da década de 1990, próximo do lançamento original.
Os boosters do último lançamento de Magic em português do Brasil.Fonte: Wizards of the Coast
Os pacotes promocionais da série Outlaws of Thunder Junction já não sairão em nosso idioma. O último lançamento localizado em português para o nosso país é Modern Horizons 3.
No caso dos conteúdos em português do Brasil, um dos argumentos é de que cartas em inglês estão virando cada vez mais populares no país, o que não justificaria manter o suporte ao idioma. Decisões parecidas foram tomadas com as cartas em russo e chinês simplificado.
Por enquanto, o jogo Magic: The Gathering Arena ainda segue com a localização para o nosso idioma. Além disso, a Wizards of the Coast garante que não vai abandonar a cena nacional em termos de "oportunidades de jogo" nem deixar de disponibilizar os produtos — agora todos em inglês.
Fontes
Categorias