Se você é usuário da Steam, pode ter notado que o serviço fica fora do ar por alguns minutos às terças-feiras, ou que certos jogos, recursos e opções não funcionam corretamente. Quando o sistema da Valve é afetado por problemas de indisponibilidade, muitos jogadores ficam irritados ou até mesmo furiosos.
Se você já passou por problemas na plataforma da Valve na terça-feira, saiba que não foi o único. E mais: isso possivelmente vai acontecer mais vezes. A Steam possui milhões de usuários ativos e a interrupção momentânea é frustrante e, de longe, uma das mais frequentes reclamações que a empresa recebe e tem uma explicação simples: manutenção regular nos servidores da plataforma.
Queda na conexão da Steam já virou meme nas redes sociais. Fonte: 9gag
Se você está se perguntando por que isso acontece e o que fazer, confira abaixo o breve guia que o Voxel preparou!
Por que a Steam fica fora do ar todas as terças-feiras?
Os servidores da Steam são submetidos a uma manutenção de rotina semanalmente. A empresa costuma realizar esse procedimento sempre durante as terças-feiras, em algum horário entre 21h e 23h (no horário de Brasília).
Essa prática visa aprimorar a qualidade do serviço e prevenir grandes interrupções imprevistas que poderiam impactar uma considerável quantidade de usuários. A boa notícia é que tudo volta ao normal em menos de 10 minutos, geralmente.
Segundo o site GamesIndustry, Baldur's Gate 3 atingiu mais de 800 mil jogadores simultâneos em agosto de 2023.Fonte: GamesRadar/Larian Studios
Se você receber a mensagem "Os Servidores da Steam estão atualmente indisponíveis", isso geralmente indica que os servidores da Steam estão em manutenção. Já o erro "Desconectado da Steam" ou "Sem conexão com a Steam" que os jogadores geralmente recebem, indica que os servidores começaram a entrar em manutenção semanal.
Ou seja, o apagão momentâneo e rápido tem como objetivo manter os servidores da Steam funcionando corretamente. Considerando que a loja possui diversos jogos com milhares de jogadores simultâneos, a manutenção acaba sendo um mal necessário.
Manutenção busca evitar apagões inesperados
Frases como "Os Servidores da Steam estão atualmente indisponíveis" ou "Desconectado da Steam" são comuns durante o período de atualização.Fonte: Lifehacker
Ao realizar trabalhos regulares de manutenção do servidor todas as terças-feiras, a Steam está realmente tentando melhorar a qualidade de seu serviço e evitar grandes interrupções a longo prazo. Dessa forma, a empresa evita maiores problemas que podem afetar dezenas de milhares de usuários.
"É como ter um mecânico para verificar seu carro uma vez por ano para garantir que tudo funcione conforme o previsto", compara um representante da Steam.
Como verificar o status do serviço da Steam?
Site é referência em monitoramento dos servidores globais de plataformas, websites e redes sociais.Fonte: Reprodução/Downdetector
Para verificar se os servidores da Steam estão funcionando ou não, você pode acessar sites como o DownDetector ou SteamDB e verificar suas estatísticas. Você também pode obter informações sobre a situação do servidor para jogos específicos que pretende jogar, como dados sobre os servidores em diferentes regiões, por exemplo.
Reiniciar o PC e checar novamente a Steam pode ser uma solução
Reiniciar pode ajudar a resolver pequenos problemas que podem causar comportamentos estranhos no computador.Fonte: ThisrtyMag
Vale ressaltar que em casos excepcionais de atualizações pesadas, o tempo de 10 minutos pode se estender por até 20 minutos. A sugestão aqui é esperar e, caso isso não resolva, reiniciar o PC e verificar novamente. Se passar esse período e você não conseguir se conectar aos servidores da Steam, isso indica que o problema é geral e não é causado pela indisponibilidade temporária dos servidores durante a manutenção.
Depois dessas dicas ficou claro que apesar de inconveniente, a manutenção periódica é fundamental para garantir um serviço estável e confiável para milhões de usuários, inclusive você gamer! Aproveite para acompanhar as últimas notícias do Voxel e conferir nossos vídeos no YouTube e TikTok!
Fontes