O clássico de PS1 mais recente a receber um tratamento digno de nova geração foi a franquia Tomb Raider, que marcou época nos anos 1990 com as aventuras da icônica Lara Croft. Não estamos falando de um remake, mas sim de um remaster muito bem feito que manteve a essência da trilogia original em uma verdadeira carta de amor para os fãs.
Se você veio atrás de uma comparação, está no lugar certo! O vídeo abaixo, do canal Cycu1, mostrou as principais melhorias adotadas pela Aspyr Media em Tomb Raider I-III Remastered — e o resultado ficou realmente muito bom.
Novo remaster de Lara Croft já está disponível
Principais diferenças da trilogia clássica e Tomb Raider I-III Remastered
Logo de cara, as principais diferenças entre a trilogia clássica e Tomb Raider I-III Remastered está na ambientação. Antes era realmente difícil separar o que é parte do cenário e o que é um polígono solto — algo totalmente plausível, considerando a limitação de hardware do PS1 na época. Mas agora a conversa é outra.
Tudo tem mais vida na trilogia remasterizada de Tomb Raider. Os antigos polígonos agora deram lugar a assets detalhados e texturas muito mais elaboradas — detalhes visuais que mudaram para melhor a ambientação da trilogia.
Nas partes de floresta, por exemplo, é possível ver com nitidez as folhas, as árvores e até a água dos rios — que agora é muito mais definida, diferente dos borrões brancos com o FPS baixo da trilogia clássica. O melhor de tudo é que a essência foi mantida, então até a atmosfera tensa do original permaneceu em Tomb Raider I-III Remastered.
Tudo tem mais vida em Tomb Raider I-III Remastered.Fonte: Cycu1
Outro aspecto digno de elogios é a modelagem dos personagens. Diferente da trilogia original, onde as silhuetas eram basicamente a união de vários polígonos de tamanhos diferentes (um verdadeiro Playmobil), agora o desenho está muito mais definido — e a riqueza nos detalhes até causa um pouco de estranheza.
Em uma cena do primeiro jogo, por exemplo, Lara conversa com um soldado que perdeu a perna. No PS1, existiam alguns borrões no pescoço desse personagem e era realmente difícil saber do que se tratava. Agora, com as mudanças impostas no remaster, foi possível ver que são colares com pingentes do exército — mas pareciam estilhaços de metal pelo corpo.
Claro, a física do jogo também mudou completamente. Esse aspecto, potencialmente, era o que mais impedia os fãs de revisitar a trilogia clássica de Tomb Raider, já que o gameplay ficou bastante datado com o passar dos anos. Felizmente, ele ficou bem melhor em Tomb Raider I-III Remastered.
A diferença na modelagem dos personagens na trilogia remasterizada de Tomb Raider é realmente perceptível.Fonte: Cycu1
A movimentação tanque da Lara agora está mais precisa e fluída, já que atualmente é possível controlar a personagem usando os analógicos — o DualShock, que era a opção de controle com os direcionais extras do PS1, foi lançado só em 1997, enquanto o primeiro jogo da franquia é de 1996. Além disso, a taxa extra de quadros deu um charme a mais ao gameplay.
O que achou de Tomb Raider I-III Remastered? Comente suas impressões nas redes sociais do Voxel!
Fontes