Na semana passada, a Microsoft revelou ao mundo sua nova estratégia de mercado para o Xbox. A empresa afirmou ter uma visão "diferente" para o futuro da indústria de games, lançando alguns de seus jogos em plataformas concorrentes, como PS5 e Switch, para alcançar ainda mais jogadores.
O anúncio ocorreu durante um episódio especial do podcast oficial da fabricante de games encabeçada por Phil Spencer. O executivo participou do programa ao lado de Sarah Bond, a atual presidente do Xbox, e Matt Booty, o encarregado de chefiar os projetos do Xbox Game Studios.
Pouco antes de o podcast ir ao ar, Spencer, que hoje é CEO da Microsoft Gaming, enviou um memorando interno para os funcionários do setor de jogos da MS. No texto, obtido pelo pessoal do site The Verge, o executivo reforça o novo posicionamento da marca em relação ao futuro do mercado dos games, no qual "cada tela é um Xbox".
Phil Spencer explica nova estratégia do Xbox
Em seu comunicado para os funcionários, Phil Spencer detalhou o futuro do Xbox e também a questão da exclusividade dos games. De acordo com o executivo, o objetivo da nova estratégia é garantir uma experiência multiplataforma para os jogadores, mas sem esquecer do hardware da marca.
"Quando olhamos para o estado do nosso meio, vemos jogadores jogando cada vez mais em múltiplos dispositivos, mas sua experiência é definida pela fragmentação criada pelo isolamento das plataformas. Jogadores que costumam usar múltiplos aparelhos precisam navegar entre diferentes perfis, direitos de bibliotecas, comunidades, carteiras e programas de recompensa", explica o executivo.
"Similarmente, as maiores franquias da indústria vêm aumentando sua distribuição em múltiplos dispositivos, exigindo que criadores desenvolvam e administrem várias instâncias de seus jogos, levando a custos maiores e comunidades mais fragmentadas. Toda esta desarmonia cria uma grande oportunidade para que possamos atender às necessidades de jogadores de múltiplos dispositivos e criadores", diz o comunicado de Phil Spencer.
Transformando cada tela em um Xbox
O objetivo da nova estratégia, segundo Phil Spencer, é transformar cada tela em um Xbox. Segundo o executivo, ao abrir mão da exclusividade de alguns jogos, a empresa pode alcançar um público mais abrangente.
"Temos uma visão diferente para o futuro do mundo dos jogos. Um futuro no qual jogadores têm uma experiência unificada entre diferentes dispositivos. Um futuro no qual jogadores podem facilmente descobrir uma vasta gama de jogos com um espectro de modelos de negócio mais diverso. Um futuro no qual mais criadores podem realizar suas visões criativas, alcançar uma audiência global, unir suas comunidades e ter sucesso comercialmente. Um futuro no qual cada tela é um Xbox."
"Esse é um futuro no qual Xbox está em todos os lugares — consistente com a nossa promessa de permitir que os jogadores 'joguem os jogos que querem jogar, com pessoas com quem querem jogar, em qualquer lugar que quiserem'", conclui o chefe da Xbox.
O posicionamento da empresa é similar ao que vimos anteriormente, quando a Microsoft começou a lançar jogos de Xbox day one no Game Pass para PC e nuvem. Ao trazer certos jogos para o PS5 e Switch, a companhia tem chance de alcançar um público maior e, consequentemente, garantir mais lucros com a venda de jogos.
O futuro dos consoles Xbox
Enquanto o futuro da Microsoft aposta em uma estratégia multiplataforma, a empresa também já deixou claro que seguirá investindo nos consoles Xbox. Durante o podcast da semana passada, os executivos da marca confirmaram que planejam lançar novidades de hardware ainda em 2024 para a linha.
A Microsoft promete que lançará mais hardwares da marca Xbox, incluindo um rival para o futuro PS6.Fonte: GettyImages
Além disso, um Xbox de próxima geração já está em desenvolvimento e chegará futuramente para competir com possível PS6. Segundo a companhia, os jogadores podem esperar um salto tecnológico jamais visto com o novo aparelho.
O hardware Xbox continuará a ser uma experiência primordial para jogadores e para desenvolvedores lançarem seus jogos, além de termos um plano inovador e robusto, de vários anos, incluindo mais opções de console e controles para vocês ainda este ano.
— XboxBR (@XboxBR) February 15, 2024
A Microsoft também seguirá investindo na "experiência" de jogar no Xbox. Em um comunicado, a empresa disse que seguirá trazendo novos acessórios da marca e jogos no dia do lançamento no Xbox Game Pass. "Tudo isso significa que todos os maiores jogos do mundo continuarão a ser disponibilizados no Xbox, com lançamentos no primeiro dia no Game Pass, um plano de vários anos para hardware, e comprometimento de ser uma plataforma que coloca o jogador em primeiro lugar", diz o comunicado da empresa.
Quais jogos do Xbox serão lançados para PS5 e Switch?
Durante o podcast, os três chefes da marca revelaram que a Microsoft pretende levar quatro jogos anteriormente exclusivos do Xbox para outras plataformas. Phil Spencer reforçou não se tratarem de seus grandes projetos, como Starfield e Indiana Jones, mas não especificou quais games serão lançados no PS5 e no Nintendo Switch.
Segundo rumores, os jogos em questão são Hi-Fi Rush, Sea of Thieves, Pentiment e Grounded, todos títulos com mais de um ano de mercado e que podem ser jogados no Xbox Game Pass de PC e consoles. Enquanto uma data de lançamento para os títulos no PS5 e Switch não foi divulgada, a tendência é que os games cheguem nas plataformas ainda em 2024.
E aí, qual sua opinião sobre o novo posicionamento de mercado do Xbox? Deixe sua opinião nas redes sociais do Voxel!
-
Assine o Xbox Game Pass
Assine o Xbox Game Pass
O serviço de assinatura da Microsoft dedicado ao Xbox e também para PC oferece jogos exclusivos, lançamentos, Xbox Live Gold, EA Play e muito mais.
O Game Pass é uma plataforma de jogos da Microsoft, que oferece aos gamers uma diversidade de jogos de PC e Xbox por meio de assinatura. Aproveite e assine já o Game Pass!
Fontes