No ar na televisão brasileira desde 2002, o Big Brother Brasil (BBB) tem um longo histórico de participantes polêmicos, muitos dos quais viraram verdadeiras celebridades. No entanto, um elemento da primeira edição do reality show acabou se perdendo na memória de muitas pessoas: o jogo desenvolvido pela Continum Entertainment, com sede em Curitiba.
No melhor estilo do primeiro The Sims, o game trazia uma visão isométrica e o desafio de controlar um personagem capaz de sobreviver à casa mais vigiada do Brasil. Cada um dos 12 personagens pré-montados tinham características únicas como carisma, humor, preparo físico, libido e higiene, entre diversas outras.
O jogo do BBB se inspira em The SimsFonte: Divulgação/Continuum Entertainment
No entanto, algo que o jogo do BBB não tinha era roteiro: depois de escolher um dos participantes, você simplesmente andava pela casa interagindo com objetos e com outros moradores do local. Conforme seu grau de afinidade com alguém subia, era possível paquerar (somente quem era do sexo oposto) ou usar sua amizade para fazer um complô contra outra pessoa.
Jogo do BBB foi criado em tempo-recorde
Com visuais simples até para a época, o game era interrompido constantemente para a realização da prova do líder e votações sobre quem deveria sair da casa. Para evitar que seu personagem fosse o escolhido, era importante ficar de olho em sua popularidade, que podia ser afetada por qualquer uma de suas ações.
A simplicidade do jogo do BBB pode ser explicada pelo fato de que ele foi criado em tempo-recorde pela Continuum, que trabalhou junto com a Brasoft e a Rede Globo. Em uma entrevista ao UOL, em 2020, o ex-gerente Alexandre Vrubel explicou que muitos elementos foram reaproveitados do game de No Limite, feito em paralelo.
Para ganhar no BBB, era preciso gerenciar sua popularidadeFonte: Divulgação/Continuum Entertainment
Todo o desenvolvimento aconteceu em somente duas semanas, com a equipe chegando a dedicar 14 horas de trabalho diárias ao processo. Isso acabou limitando muito o escopo do projeto, que não conseguiu replicar tão bem o reality show.
Apesar de tudo, Vrubel considera que o projeto ficou bom, dado o prazo apertado, afirmando ver que uma adaptação do tipo atualmente se beneficiaria de elementos online, incluindo votações feitas com ajuda de outros jogadores. Ao mesmo tempo, ele defende que o jogo lançado ainda traz um bom desafio.
A Continuum Entertainment encerrou oficialmente suas atividades em setembro de 2009. Atualmente, o game do BBB é considerado um abandonware e pode ser baixado e conferido gratuitamente através de sites como o Baixaki — clique aqui para fazer o download!
Fontes