A Blizzard cancelou o seu próximo jogo em desenvolvimento, que seria um título do gênero de sobrevivência. A ação é consequência direta da demissão em massa anunciada pela Microsoft, que é a atual dona do estúdio.
Nesta quinta-feira (25), a companhia demitiu 1.900 funcionários do setor de games, afetando tanto as equipes de Xbox quanto da Activision Blizzard. O motivo é a manutenção estratégica de uma “estrutura de custos sustentável”.
"Como parte desse novo foco, a Blizzard encerrou o desenvolvimento do seu projeto de jogo survival e vai redirecionar algumas das pessoas que estavam trabalhando nele para um de vários novos e promissores projetos que a Blizarrd tem em fases iniciais de produção", diz a nota oficial do Xbox assinada pelo gerente Matt Booty.
Jogo cancelado não tinha nem nome
O "jogo de sobrevivência" da Blizzard foi anunciado pela primeira vez em janeiro de 2022. O título seria ambientando em um universo totalmente novo, diferente de franquias da empresa como Diablo, Warcraft ou Overwatch.
Os mais recentes títulos da companhia são o jogo de tiro competitivo Overwatch 2, que foi recebido de forma mista, e o sucesso Diablo IV.
Um dos conceitos do projeto.Fonte: Blizzard
Na época, algumas artes conceituais foram compartilhadas, mas o projeto nem sequer teve o nome anunciado — ele era conhecido internamente apenas pelo codinome Odyssey. "Um lugar cheio de heróis que ainda não conhecemos, histórias ainda a serem contadas e aventuras ainda a serem vividas. Um vasto reino de possibilidades, esperando para ser explorado", dizia a sinopse oficial do projeto.
A revelação veio dias depois da confirmação de compra da Activision Blizzard pela Microsoft, em uma negociação de quase US$ 70 bilhões que levou mais de um ano e meio para ser finalizada.
Mike Ybarra deixa a Blizzard por decisão própria
O fim do projeto teve outra consequência para o estúdio. Mike Ybarra, game designer sênior e vice-presidente da Blizzard, anunciou o próprio desligamento da companhia.
Ele publicou uma carta de despedida aos colaboradores na rede social X, o antigo Twitter, agradecendo a todos pelo período que passou na desenvolvedora.
I want to thank everyone who is impacted today for their meaningful contributions to their teams, to Blizzard, and to players’ lives. It’s an incredibly hard day and my energy and support will be focused on all those amazing individuals impacted – this is in no way a reflection…
— Mike Ybarra ?? (@Qwik) January 25, 2024
Ybarra trabalhava na Blizzard há quatro anos em cargos executivos e era visto como o futuro da empresa após os escândalos de assédio envolvendo funcionários. Antes disso, ele passou quase duas décadas na própria Microsoft, onde chegou à liderança dos times de Xbox Live, Game Pass e Mixer, a antiga plataforma de streaming da companhia.
O gerente de design, Allen Adham, também decidiu sair por conta própria. Até o momento, a Microsoft não confirmou quem vai ocupar ambos os cargos.
Fontes