De arrepiar! 7 jogos de terror que usam o microfone para te assustar

4 min de leitura
Imagem de: De arrepiar! 7 jogos de terror que usam o microfone para te assustar
Imagem: Steam

A capacidade de um game de terror para imergir o jogador em um ambiente assustador muitas vezes depende de como o estúdio utiliza todos os recursos disponíveis, incluindo a própria voz de quem está jogando. A ideia de usar o microfone para capturar reações genuínas e incorporá-las à experiência não é apenas uma inovação técnica, mas uma maneira engenhosa de personalizar o gameplay para deixá-lo ainda mais íntimo e perturbador.

Essa abordagem transforma o jogador de um mero espectador a uma parte ativa do pesadelo, onde cada suspiro, grito ou palavra falada pode ser usado contra ele. E isso pode variar desde simples respostas de personagens in-game até mecanismos mais sofisticados que alteram a jogabilidade com base no áudio capturado.

Cena do jogo Don't Scream, que sabe usar muito bem o recurso de microfone para assustar os jogadores.Cena do jogo Don't Scream, que sabe usar muito bem o recurso de microfone para assustar os jogadores.Fonte:  Steam 

O impacto de um jogo de terror que usa o microfone para te assustar é duplo: enquanto aumenta a adrenalina e a tensão, também redefine as expectativas do verdadeiro significado de estar "imerso" na experiência. Claro, é melhor ficar longe se você tiver o coração fraco.

Jogos de terror que usam o microfone para te assustar

Quer conhecer alguns jogos de terror que usam o microfone para assustar os jogadores? Então confira a seguir sete games do gênero que podem te proporcionar uma experiência verdadeiramente imersiva!

1. Phasmophobia (Xbox Series X|S e PC)

Em Phasmophobia, os jogadores assumem o papel de investigadores paranormais que, basicamente, caçam espíritos utilizando o microfone — e há uma variedade de interações diferentes, cada uma mais surpreendente que a outra. Esse recurso intensifica a imersão e cria uma ambientação bastante tensa.

2. Alien: Isolation (PS3, PS4, Xbox 360, Xbox One, Switch e PC)

Produzido pela Creative Assembly, Alien: Isolation emprega uma abordagem sutil e astuta no uso do microfone. Em determinadas fases do jogo, o ruído real produzido pelos jogadores pode atrair a atenção do Xenomorfo. Nem preciso falar o que acontece se você gritar ao levar algum susto, né? (Se você ainda está se perguntando: sim, é morte na certa).

3. Lethal Company (PC)

Em situações críticas, como interrogatórios ou emboscadas, os jogadores podem usar comandos de voz para controlar certas ações dos personagens em Lethal Company, jogo produzido pela Zeekerss que vem atraindo bastante a atenção da comunidade nas últimas semanas. Tais mecânicas, claro, adicionam uma camada de imersão e estratégia, onde a voz do jogador se torna uma ferramenta vital para o sucesso das missões.

4. Silent Hill: Shattered Memories (versão de Nintendo Wii)

Na versão de Silent Hill: Shattered Memories lançada para o Nintendo Wii, o microfone do Wii Remote é usado de forma engenhosa para intensificar a atmosfera de terror — o game também chegou em outras plataformas, mas esse recurso só esteve disponível no console da Big N.

Durante certos momentos, o jogador é convidado a falar ou fazer ruídos para interagir com o ambiente ou desencadear eventos específicos, tornando cada sessão de jogo algo bem peculiar e ampliando a sensação de estar realmente imerso no perturbador universo de Silent Hill.

5. Don't Scream (PC)

Em Don't Scream, os jogadores exploram a sinistra floresta Pineview durante uma sessão que leva cerca de 18 minutos. O principal objetivo é não deixar nenhum grito escapar da sua boca, mas caso isso aconteça, o jogo registrará até os sons mais baixos através do seu microfone — se você for descoberto, a sessão será reinicializada.

Esse recurso, combinado com uma série de sustos dinâmicos e imprevisíveis, garante que não hajam jogatinas iguais. Tais características são bem positivas, principalmente para aqueles que gostam de jump scares — e, claro, de um alto fator replay. Esse definitivamente não é para os que têm coração fraco.

6. Amnesia: Rebirth (PS4, Xbox One, Xbox Series X|S e PC)

A história de Amnesia: Rebirth gira em torno de Tasi Trianon, uma engenheira que embarca em uma expedição no deserto da Argélia — mas logo precisa lidar com a situação do seu avião caindo no meio do nada. Rapidamente, os jogadores se deparam com momentos de puro terror durante o gameplay, onde sussurros e murmúrios também podem ser ouvidos.

O uso do microfone permite que os sustos sejam ainda mais intensificados, uma vez que o volume e o tom da voz do jogador podem influenciar diretamente a reação do ambiente, proporcionando uma experiência de horror mais personalizada e imersiva.

7. Until Dawn: Rush of Blood (PS4 e PSVR)

Until Dawn: Rush of Blood oferece uma experiência de realidade virtual intensa no PSVR, onde o microfone do jogador é utilizado para captar gritos e ruídos do ambiente ao redor para atrair a atenção de inimigos.

Os jogadores não apenas enfrentam os horrores visuais criados pela Supermassive Games, mas também precisam gerenciar de forma cuidadosa sua presença sonora para evitar situações ainda mais assustadoras, proporcionando uma imersão sensorial completa no universo do jogo.

Curtiu a lista com games de terror que usam o microfone para te assustar? Comente nas redes sociais do Voxel qual deles você já teve a oportunidade de jogar!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.