A Ayaneo anunciou na última quarta-feira (10) o lançamento do PC portátil Next Lite, que marca um ponto de virada em sua história. Enquanto tradicionalmente a empresa sempre trabalhou com o Windows como sistema operacional, seu novo aparelho é baseado no SteamOS, que até então só era usado pelo Steam Deck da Valve.
Segundo um comunicado divulgado pela companhia, o novo modelo vai ter uma tela de 7 polegadas com resolução 800p e uma bateria de 47Wh. Ela ainda não revelou detalhes importantes, como a CPU e a GPU que vão ser usadas, tampouco o preço oficial que será cobrado oficialmente.
#AYANEO NEXT LITE will debut with unexpected and exciting surprises for players.
— AYANEO (@AYANEO__) January 11, 2024
The all-new cost-effective choice with flagship experiences, #AYANEO NEXT LITE, subscriptions open at 9:30 PM 1/11/2024 EST
Official Website: https://t.co/sBx0hgw6cY pic.twitter.com/LdlEUB7GhI
Em compensação, a Ayaneo confirmou que o Next Lite vai “diminuir a barreira de entrada enquanto ajuda a popularizar recursos de ponta”. Assim, são grandes a chances de que o aparelho vá usar como base algum hardware mais antigo, como os chips AMD 7 582U ou das linhas 7040U ou 6800U.
Ayaneo Next Lite promete ser opção que respeita orçamentos
A Ayaneo promete que vai divulgar em breve mais detalhes sobre o PC portátil, que parece reaproveitar muitas das peças de seus modelos anteriores. Exibido nas cores Branca, Preta e Turquesa, o aparelho deve manter questões como direcionais analógicos com sensores hall e vários tipos de conectores.
A fabricante promete revelar mais informações sobre o produto a partir das 11h30 desta quinta-feira (11), quando as inscrições oficiais para o Next Lite vão ser iniciadas. Uma das perguntas mais importantes que o produto terá que responder é como ele vai se beneficiar da implementação do SteamOS.
O Ayaneo Next Lite promete ser um bom PC portátil de entradaFonte: Divulgação/Ayaneo
Enquanto a Valve já afirmou publicamente que deseja popularizar o sistema operacional, até o momento sua versão mais recente só apareceu de forma otimizada para o Steam Deck. Dessa forma, ainda não está certo se ele vai ser uma solução tão boa para fabricantes que não devem ter acesso tão profundo a seus detalhes internos e equipes de desenvolvimento.
No entanto, há a garantia de que ele terá um impacto positivo sobre o preço do novo portátil da Ayaneo, dada a sua gratuidade. Também no mundo dos PCs portáteis, a MSI aproveitou a CES 2024 para anunciar o Claw, dispositivo com características potentes que promete competir pelo topo do mercado — clique aqui para saber mais detalhes.
Fontes