A Microsoft pode estar se preparando para lançar alguns dos jogos exclusivos da marca Xbox em outras plataformas. Os boatos surgiram com a nova edição do podcast do criador de conteúdo e insider Nate the Hate, onde afirmou que a Microsoft lançará, em 2024, um dos seus "jogos originais mais aclamados no sistema de um concorrente."
Logo em seguida, o jornalista Jeff Grubb, também notório pelas informações de bastidores, corroborou os boatos e foi mais específico. Isso porque ele teria tomado conhecimento de que Sea of Thieves chegou a ser cogitado para chegar aos consoles da Sony e Nintendo. Não se sabe, no entanto, se esse plano foi levado adiante.
Como a fonte original foi vaga (propositadamente), muitos fãs também especularam que Nate the Hate se referia a Hi-Fi Rush, jogo de ação e ritmo da Tango Gameworks (Bethesda). O título chegou de surpresa em janeiro do ano passado e foi indicado a cinco categorias no The Game Awards — conquistando o prêmio de Melhor Design de Som.
Hi-Fi Rush é um dos games que podem perder a exclusividade futuramente.Fonte: Xbox
Esse também parece ser o caso, pelo menos segundo outro insider bastante conhecido do fórum Resetera devido às suas informações sobre Persona e jogos da Atlus: lolilailo. Em resposta ao palpite de um usuário de que Hi-Fi Rush estaria vindo ao Nintendo Switch, o insider disparou: "e você será o vencedor".
Os boatos têm fundamento?
É importante reforçar que tudo não passa de especulação até o momento, já que a Microsoft ainda não se pronunciou oficialmente sobre o assunto. A empresa, no entanto, já declarou em diversas oportunidades que gostaria de levar suas experiências originais e serviços de assinatura a "todas as telas que podem jogar" — sugerindo uma estratégia com ênfase no Xbox Game Pass, e não necessariamente na venda de consoles.
Phil Spencer esclareceu posteriormente, em entrevista ao Windows Central, que não há planos para levar o Xbox Game Pass aos consoles PlayStation ou Nintendo. Ainda assim, o fim da aquisição da Activision Blizzard teria convencido a empresa a acelerar seus esforços para disponibilizar o serviço de assinatura para mais pessoas, segundo o diretor financeiro do Xbox, Tim Stuart.
Vale lembrar que, caso os relatos sejam verdadeiros, essa não seria a primeira vez que a Microsoft disponibiliza seus títulos em outras plataformas. Entre os exemplos mais recentes estão jogos e atualizações da franquia Minecraft, como Minecraft Legends, The Elder Scrolls Online e até mesmo Psychonauts 2, da Double Fine.