O Steam Deck já é bem conhecido por toda indústria por ser um ótimo dispositivo, mas tem suas limitações graças ao formato portátil. Mesmo assim, o mini PC ainda consegue entregar muito em jogos recentes, até mesmo em Unreal Engine 5.
Em um recente vídeo da Digital Foundry, alguns dos lançamentos em Unreal Engine 5 de 2023 foram testados no Steam Deck. A maioria deles conseguiu rodar com um desempenho e qualidade visual bem aceitável para um dispositivo portátil.
Dentre todos os jogos testados, apenas o Fort Solis apresentou problemas visuais mais óbvios e impactantes. A maioria dos testes foram feitos usando a iluminação global com Lumen.
Como os jogos rodaram no Steam Deck?
Vale à pena conferir o vídeo completo para mais detalhes, mas, em geral, os jogos foram configurados com FSR2 ou TSR no modo desempenho com resolução final em 720p. As configurações gráficas específicas variam entre médio, baixo e alto.
RoboCop: Rogue City
Nesse jogo, o hardware tem performance para usar iluminação global com Lumen, mas com reflexos renderizados de forma tradicional.
RoboCop no Steam DeckFonte: Digital Foundry
Apesar de alguns problemas visuais devido à baixa resolução, a apresentação do jogo é decente em uma tela pequena como a do Steam Deck e a desempenho se mantém quase sempre acima de 30fps.
Immortals of Aveum
Immortals of Aveum teve a maioria das suas definições gráficas no baixo, mas com altas texturas e ainda a iluminação global com Lumen. O jogo pode ter algumas flutuações de taxa de quadros em combate, mas ainda é jogável.
Immortals of Aveum no Steam DeckFonte: Digital Foundry
Jusant
Jusant foi configurado no alto, incluindo a bela iluminação global com a tecnologia do Lumen e também o FSR2 no modo performance. Apesar da menor resolução, os visuais estão compatíveis com a apresentação nos consoles, e é perfeitamente jogável em 30 fps.
Jusant no Steam DeckFonte: Digital Foundry
The Talos Principle 2
Apesar da imagem mais embaçada no portátil da Valve (o que não é tão perceptível na tela pequena), a iluminação dos cenários é bem mais natural e realista no Steam Deck graças ao Lumen.
The Talos Principle 2 no Steam DeckFonte: Digital Foundry
Fort Solis
Fort Solis foi o único título que apresentou problemas demais para ser ainda considerado uma boa experiência no portátil, mas ele ainda roda de certa forma no hardware.
Fort Solis no Steam DeckFonte: Digital Foundry
Por fim, o vídeo mostra que, apesar de dificuldades, é possível rodar jogos de Unreal Engine 5 no Steam Deck, ou ao menos alguns deles.
Fontes