O ano era 1997. Muito antes de o Brasil conquistar o pentacampeonato na Copa do Mundo, um grupo de brasileiros tinha outras vitórias no pequeno universo de um MMORPG chamado Tibia. O game foi publicado pela alemã CipSoft, e não demorou para fazer sucesso por aqui.
Você chegou a desbravar todos os cantos do universo de Tibia ou acompanhou alguém se divertindo no game em uma lan house? Então se prepare para relembrar todas essas histórias envolvendo o jogo nas linhas a seguir.
Precursor dos MMORPGs modernos
Sejamos francos: Tibia pode até não ser o exemplo de game que envelheceu bem, mas você deve agradecer a ele por termos diversos MMORPGs atualmente, especialmente no Brasil. Aliás, quando o game desembarcou por aqui, a CipSoft nem tinha ideia de que o alcance seria tão grande.
A história de Tibia começou em 1995, quando quatro estudantes da universidade de Regensburg se uniram para trabalhar em um MMORPG. Nessa época não havia um modelo de título do gênero para se inspirar, então muito do que foi proposto para o game era algo que não apresentava uma referência.
O game aposta em gráficos 2D mais simples, que inclusive fez com que muitos o considerassem um título tosco. Entretanto, isso ajudou a criar um universo vasto e leve para rodar em qualquer computador, permitindo partidas em máquinas com conexão discada e, especialmente, em lan houses.
"Um dos motivos [para o sucesso de Tibia] é certamente a cultura de lan houses no Brasil. O arquivo para download de Tibia era pequeno, o jogo rodava em hardware antigo e era gratuito. Além disso, tínhamos pouca concorrência à medida que crescíamos no Brasil. Conhecemos e amamos o país por meio de Tibia", explicou o diretor Stephan Vogler em entrevista ao site Canaltech.
Mesmo com gráficos simples, Tibia ainda faz bastante sucesso em vários países.Fonte: Acústica FM/Reprodução
Como Tibia funciona?
Em sua essência, Tibia é muito parecido com qualquer outro MMORPG que temos atualmente. Ao iniciar uma jornada no game, é preciso criar um personagem, escolher a sua classe e partir para a exploração do mundo do jogo.
Por ser um pioneiro no gênero, o time de desenvolvimento adicionou um tutorial no início da jornada. Ele cobre praticamente tudo que há de importante para sobreviver nas aventuras, especialmente os comandos de combate. Dominá-los, aliás, era a chave para se dar bem nas andanças ou mesmo no PvP.
Esse universo também conta com uma lore própria, ou seja, uma história que molda todos os eventos e motiva os jogadores a desbravar mais esse universo. Mesmo 26 anos depois, o título continua recebendo atualizações nos mapas para manter os jogadores engajados e interessados na exploração.
Dois detalhes curiosos em toda essa história. Tibia é um jogo concebido sem som, novidade que ele só recebeu em uma atualização lançada em 2022. Além disso, o game conta apenas com suporte para mensagens de texto em seus servidores, exigindo que os jogadores recorressem ao TeamSpeak (ou Discord atualmente) para se comunicar durante as partidas.
Sucesso no Brasil
Mesmo com as limitações, Tibia ainda é um jogo que se mantém firme no gosto do público brasileiro. Para se ter uma ideia, 185 mil brasileiros ainda se aventuravam nesse universo em 2021, e o game continua somando boas cifras ainda hoje.
Até o início de 2022, os rendimentos na CipSoft somaram mais de US$ 175 milhões, números que ficaram ainda mais expressivos após o início da pandemia da Covid-19. O faturamento foi tanto que, neste ano de 2023, a empresa concedeu um bônus no valor de 9 salários mensais adicionais para cada um de seus funcionários.
Faturamento de Tibia aumentou nos últimos três anos.Fonte: IGN/Reprodução
Aliás, Tibia também monetiza de uma forma bem peculiar. Além da venda de contas premium com algumas vantagens e moedas para trocar por itens na loja do game, a CipSoft também se beneficia do mercado de venda de personagens. Isso é algo comum, e a produtora fica com uma parte do valor de cada transação realizada.
Planos e mais planos
No que depender da CipSoft, Tibia ainda terá muita história para contar nos anos que estão por vir. Ulrich Schlott, um dos fundadores da produtora, disse que o time ainda tem diversas ideias para trabalhar no game.
“Tibia segue ativo com mais sucesso do que nunca, em parte devido à nossa estreita cooperação com nossa comunidade. Após 25 anos, ainda temos muitas ideias para trazer novos conteúdos para o mundo do Tibia”, comentou Schlott em um comunicado de imprensa.
E você, tem boas histórias com Tibia? Quais foram os seus melhores momentos desbravando o mundo do game? Compartilhe sua mensagem com os demais leitores do Voxel usando nossas redes sociais.