Nos últimos anos, a Insomniac Games se estabeleceu como um dos principais estúdios dentro da PlayStation. Contando com títulos de sucesso, como Spider-Man: Miles Morales (2020), Ratchet & Clank: Rift Apart (2021) e o Spider-Man 2 (2023), o estúdio apresentou trabalhos sólidos com uma qualidade técnica impressionante. No entanto, nem tudo parece ser um mar de rosas.
Após um ataque ransomware, a empresa teve diversos documentos confidenciais vazados, que detalharam a operação da desenvolvedora — incluindo informações sobre a divisão de equipes, verbas e até mesmo o calendário para os próximos lançamentos. Um dos arquivos vazados apresentava os custos do desenvolvimento de seus projetos e o respectivo lucro do estúdio.
Segundo os documentos, o último lançamento do estúdio, Spider-Man 2, teve um custo total de desenvolvimento de US$ 315 milhões para desenvolver — cerca de R$ 1,52 bilhões em conversão direta. Os dados ainda revelaram que o lucro total com o jogo foi de US$ 75 milhões, equivalente a R$ 362 milhões.
Vale ressaltar que, tratando-se de um lançamento recente, muitas unidades ainda serão adquiridas. No entanto, os dados dão uma ideia de quanto custa para produzir um jogo exclusivo premium para consoles de última geração. Confira os gastos com cada item, a seguir!
Quanto custa um jogo exclusivo para PS5?
No caso de Spider-Man 2, sua pré-produção começou em 2018 e, no auge deste ano, o estúdio contava com 264 desenvolvedores trabalhando diretamente no projeto. Segundo os dados, somente a produção de cinemáticas custou mais de US$ 40 milhões, cerca de R$ 193 milhões — totalizando US$ 30 milhões (R$ 144 milhões) a mais que o orçamento previsto inicialmente.
Os gastos somente com a Insomniac Games totalizaram US$ 245 milhões (R$ 1,18 bilhão), sendo US$ 158 milhões (R$ 762,7 milhões) dedicados à equipe que estava trabalhando diretamente com o jogo, US$ 65 milhões (R$ 313 milhões) para profissionais do quadro compartilhado e US$ 22 milhões (R$ 106 milhões) para terceirizados.
Já os custos com a PlayStation Studios foram divididos em dois grupos: Grupo de Serviços de Artes Criativas e Equipes de Suporte. Confira a divisão, a seguir;
Grupo de Serviços de Artes Criativas:
- Som e Música - US$ 13 milhões (R$ 62,7 milhões)
- Dublagem, cinemáticas & captura de movimento - US$ 13 milhões (R$ 62,7 milhões)
- Criativo - US$ 1 milhão (R$ 4,8 milhões)
Equipes de Suporte:
- Localização - US$ 7 milhões (R$ 33,7 milhões)
- Suporte de desenvolvimento de QA - US$ 7 milhões (R$ 33,7 milhões)
- Outros - US$ 13 milhões (R$ 62,7 milhões)
É o fim dos jogos de grande porte?
Segundo um documento de 2022, o spin-off Spider-Man: Miles Morales (2020) teve um desempenho excelente. Classificado como um jogo de porte médio, o título contou com um orçamento total de US$ 90 milhões (R$ 434,5 milhões) e vendeu mais de 10 milhões de cópias, tornando-se incrivelmente lucrativo — além de se tornar um dos favoritos dos fãs.
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Sendo assim, fica o questionamento sobre a necessidade de jogos de altíssimo padrão com orçamentos cada vez mais altos, exigindo longos anos de dedicação e cargas horárias abusivas para os desenvolvedores, além de, claro, pesar no bolso dos consumidores.
Enquanto isso, o investimento em jogos de porte-médio pode diminuir os anos de espera entre títulos, além de reduzir a pressão caso a produção enfrente problemas durante o desenvolvimento dos jogos.
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