Fim de ano é o período propício para reunir a família e se entreter de maneiras variadas após o almoço ou jantar. Além de colocar a conversa em dia, muitos gostam de aproveitar a oportunidade para se aventurar em games que, por sua natureza, são sinônimo de diversão.
Caso já esteja preparando uma lista para essas ocasiões, a equipe do Voxel lista abaixo, em ordem aleatória, sete games que não podem faltar em nenhuma reunião de família. Confira os nossos indicados a seguir.
7. Gartic
Teste suas habilidades de desenho e adivinhação em Gartic.Fonte: Medium/Reprodução
Gartic é um game que se tornou bastante popular nos últimos anos. Sua proposta é bem simples: a cada rodada, o sistema escolhe uma pessoa para desenhar um objeto, enquanto os demais tentam adivinhar o que está se formando na tela.
Este não é o tipo de jogo em que várias pessoas podem se unir para jogar de maneira cooperativa em um único aparelho. Entretanto, o fato de possuir uma versão para smartphone permite que todos, inclusive seus primos e tios que estão distantes, possam participar da jogatina.
Vale lembrar, inclusive, que Gartic já conta com algumas variações que elevam um pouco mais o fator interação. Uma das possibilidades, por exemplo, é Gartic Phone: nesta versão, uma pessoa indica um objeto ou situação, outro desenha e uma terceira pessoa tenta adivinhar.
6. Just Dance
Para aqueles que não têm medo de soltar o esqueleto, Just Dance conta com diversas versões em plataformas variadas. Ainda que o sistema de controle mude entre elas, a proposta é sempre a mesma: dançar literalmente no ritmo da música.
Todas as versões recentes oferecem suporte para até seis jogadores, bastando escolher uma música para balançar o esqueleto. Alguns jogos trazem até uma modalidade em que os jogadores não perdem por dançar de qualquer jeito — tudo em nome da diversão.
5. Teenage Mutant Ninja Turtles: Shredder's Revenge
Essa é uma opção para aqueles que gostam de unir forças em games de briga de rua. Teenage Mutant Ninja Turtles: Shredder's Revenge é o título mais recente estrelado por Leonardo, Raphael, Michelangelo e Donatello, trazendo como diferencial o suporte para até seis jogadores.
O game traz dezenas de fases para desbravar e se divertir, sempre com um chefe ao final de cada uma delas. Basta escolher seu personagem favorito, comer as pizzas que aparecerem quando a energia estiver baixa e dar o seu melhor para chegar ao final da aventura.
4. Overcooked 2
A proposta de Overcooked 2, ao menos na teoria, é bem simples: até quatro jogadores se unem para preparar comidas em um restaurante. Porém, o que se vê na prática em muitos casos é o caos e pessoas berrando umas com as outras.
Um dos principais motivos de Overcooked 2 ter se tornado tão querido do público é o fato de uma partida nunca ser igual a outra. Ainda que as fases sejam idênticas, as pessoas nunca reagem da mesma forma quando estão sob pressão, o que faz dele um ótimo jogo para o fim de ano.
3. Adedanha
Adedanha ou stop é um jogo que envolve raciocínio e agilidade.Fonte: X/Reprodução
Alguns conhecem Adedanha com outro nome, como Stop dependendo da região em que você mora. Apesar de ter se popularizado na versão com papel e caneta, dá para encontrar aplicativos que replicam a mesma fórmula.
A cada rodada, uma letra é escolhida e todos devem escrever palavras que tenham essa inicial. Rapidez é a palavra-chave para se dar bem por aqui, já que vence aquele que somar mais pontos no fim da partida.
2. Imagem e ação
Imagem e ação é sinônimo de sucesso nas reuniões em família.Fonte: Esfera/Reprodução
Seja no tabuleiro ou usando o aplicativo para Android e iOS, Imagem e ação é mais um game que não pode faltar em reuniões de família.
Divididos em times, os participantes devem desenhar ou fazer uma ação para que os demais tentem acertar a palavra exata. Quando isso acontece, a peça que representa o grupo se move pelo tabuleiro, e vence quem chegar ao final primeiro.
1. UNO
UNO pode até causar um pouco de discórdia, mas continua sendo um jogo divertido.Fonte: GettyImages/Reprodução
Não dá para falar de jogos para se divertir em família sem mencionar UNO. O game de cartas se tornou bastante popular nos últimos anos, ganhando inclusive um aplicativo para dispositivos móveis.
A proposta aqui é reunir entre duas e 10 pessoas, que a cada rodada recebem sete cartas com cores e indicações variadas. Algumas são numéricas e outras representam ações como pular a vez de uma pessoa e pegar mais cartas do monte.
O objetivo é zerar as cartas que você possui na mão e não esquecer de dizer UNO quando sobrar apenas uma. Dessa forma, vale a pena trabalhar bem as estratégias e usar as cartas com sabedoria para se tornar o vencedor.
Fontes