No dia 7 de dezembro, o Voxel foi convidado pela Playstation, em parceria com a Able Gamers, para conhecer em primeira mão o PlayStation Access Controller. Apresentado como Projeto Leonardo, o novo controle acessível para pessoas com deficiência da Sony chegou ao Brasil e já está disponível para compra.
O controle que já está disponível para venda pelo preço sugerido de R$599,99. Como é possível ver nas imagens, o modelo é bem diferente dos DualSenses e Dualshocks convencionais.
O PlayStation Access Controller possui 8 botões laterais adaptáveis, variando com mais 11 tipos de botões imantados (que variam entre côncavos, arredondados e um botão duplo). O produto também inclui três tipos diferentes de joysticks e 23 identificações emborrachadas de botão, para que o uso seja o mais simples possível.
O PlayStion Access Controller é um controle modular.
Fabricio Ferreira, streamer e criador de conteúdo (portador de atrofia muscular espinhal tipo 2 - SMA2) esteve presente online no evento de apresentação do controle e contou sua experiência ao usar o dispositivo por alguns dias.
“A troca de botões é bem tranquila. O analógico leve é ótimo para jogar games de corrida, como Gran Turismo 7 com uma mão só. É possível configurar um botão para apertar e manter ele ali com apenas um toque, facilitando a aceleração na corrida ou ajudando na cadência de tiro”.
No entanto, nem tudo são flores no projeto inicial de acessibilidade da Sony. Uma reclamação de Fabricio foi a ausência de um painel sensível ao toque no controle, dificultando alguns movimentos durante jogos. Porém, o Access Controller pode ser configurado com um DualSense do lado para que sirva como uma extensão, fazendo uma simples configuração prévia.
Como funciona o Access Controller?
O controle possui quatro entradas P2 para a adição de mais dispositivos e botões de terceiros, já que as entradas automaticamente “reconhecem” o padrão 3,5mm de outros acessórios. Com isso, o produto acaba fechando contato e dando mais possibilidades de uso de sticks, switches e até botões feitos em impressora 3D.
A configuração é feita toda durante a primeira conexão do controle com o Playstation 5. Além disso, a alavanca do analógico tem ajuste de distância, facilitando o uso pelo jogador. Caso precise que o controle fique preso a alguma superfície, embaixo dele existem três entradas diferentes para parafusos.
Você pode conferir mais detalhes sobre o uso do Access Controller no nosso especial, realizado pelo analista de acessibilidade Yago Prazeres.
Facilidade de configuração
Embora a configuração inicial precise ser primeiro no Dualsense padrão antes do uso do Access, o caminho da escolha de cada botão é bem tranquilo. Ao conectar o Access via cabo no Playstation 5, ambos se reconhecem automaticamente, deixando a necessidade do cabo para somente carregamento do controle.
Após isso, o sistema te ajuda a configurar cada botão de acordo com sua necessidade. É possível configurar um botão para ser outro ao ser segurado (exemplo: triângulo segurado vira L2) ou transformar dois botões em um, caso precise usar a capa de botão larga. Tudo no controle é adaptável para a necessidade do jogador.
É possível configurar três perfis para o controle que ficaram em sua memória. Exemplo: caso você precise de uma configuração específica para jogos de corrida, é possível alternar do perfil um (shooter) para o perfil dois (corrida), não havendo necessidade de toda a configuração inicial. Para isso, existe um botão dedicado no controle para a troca, além da indicação por luz abaixo do botão central do controle.
Além disso, a caixa do controle foi pensada para ser fácil de abrir. Durante a demonstração, um unboxing foi feito para exibir que alças foram planejadas para que quem compre tenha não tenha limitação ou dificuldade para retirar os itens.
Christian Bernauer, presidente da Able Gamers Brasil, falou sobre como a participação da organização foi importante para o desenvolvimento do controle, dizendo que a PlayStation entrou em contato com eles cerca de dois anos atrás para apresentar o protótipo. Chris diz que o controle “não é o Santo Graal da acessibilidade, mas resolve bastante problema”. No entanto, ainda existem pontos de melhorias, que serão feitas conforme o feedback da comunidade.
O DualSense Access Controller já está disponível no Brasil pelo preço sugerido de R$599,99.
Categorias