Na última segunda-feira (11), a desenvolvedora Fntastic anunciou que está fechando suas portas e encerrando o desenvolvimento de The Day Before. Com isso, ela colocou fim a uma saga repleta de reviravoltas que se estendeu pelos dois últimos anos e foi marcada por trailers enganosos, acusações de plágio e disputas de direitos autorais.
Para quem está por fora das polêmicas, o Voxel preparou uma viagem ao passado para relembrar o anúncio do título, suas promessas e os tropeços que davam dicas de seu fim prematuro. Tudo começa em janeiro de 2021, quando o pequeno estúdio Fntastic decide que vai sair do espaço indie para testar as águas do mercado triplo A pela primeira vez.
The Day Before teve um começo avassalador
Em seu anúncios, The Day Before trouxe vários elementos que ajudaram a criar uma grande expectativa no público do dia para a noite. Embora usasse ideias bem estabelecidas, como cidades abandonadas, zumbis e a busca pela segurança, o jogo prometia elevar o nível do gênero a um novo patamar. Tudo isso envelopado em visuais de encher os olhos.
A Fntastic também conseguiu chamar atenção ao prometer uma experiência que teria o escopo de um MMO completo. Além de explorar grandes cidades em busca de suprimentos, os jogadores também poderiam testar a sorte em zonas rurais, florestas e diversos outros locais interconectados.
A campanha de marketing do game teve ajuda tanto pela exposição em grandes veículos internacionais quanto por parceiras com a NVIDIA. Um dos primeiros vídeos promocionais do game mostrava o quanto o ray tracing proporcionado pela linha GeForce RTX ajudaria a enriquecer sua apresentação.
Tudo isso ajudou o game a se tornar um verdadeiro fenômeno na Steam. A promessa de um universo repleto de zumbis com ambientes interativos e com várias possibilidades de criação atraiu boa parte do público e elevou o produto ao topo dos mais desejados da plataforma.
Os primeiros sinais de problema
Dado que a Fntastic sempre se promoveu como uma equipe pequena, não foi nenhuma surpresa o fato de a empresa ter passado meses após o anúncio do jogo sem compartilhar muitas novidades. No entanto, a companhia surpreendeu quando adiou o lançamento poucos dias antes da data original.
Na época, a companhia afirmou que tomou a decisão para que The Day Before fosse adaptado para a Unreal Engine 5. Isso não era algo incomum no início de 2022, e até mesmo jogos recentes continuam apostando em caminhos semelhantes — muitas vezes após seus lançamentos.
The Day Before prometia visuais impressionantesFonte: Divulgação/Mytona Fntastic
Em junho do mesmo ano, começaram a surgir as primeiras denúncias contra a Fntastic. Vagas de emprego revelaram que ela dependia muito do “trabalho voluntário” de pessoas, que eram divididas entre aquelas que recebiam dinheiro e aquelas que “trabalhavam para enriquecer seus portfólios”.
Apesar de graves, as acusações não ganharam força, especialmente dado o fato de que o estúdio não estava tirando proveito de ninguém. Ao mesmo tempo, o fato de a companhia continuar lançando outros jogos — como Propnight — mostravam que ela estava trabalhando normalmente e não havia com o que se preocupar.
2023: polêmicas de The Day Before se intensificam
A Fntastic voltaria a atrair atenção para si durante a CES 2023. Na feira de eletrônicos, a empresa lançou um novo trailer de The Day Before, que acabou não convencendo muito. Em resposta, a companhia prometeu que divulgaria em breve um vídeo “mais cru” do jogo que conseguiria calar os críticos.
Já no dia 25 de janeiro, o título teve sua página removida da Steam devido a uma disputa de direitos autorais com o dono de um aplicativo de calendários. A empresa aproveitou para anunciar que, por conta disso, iria adiar o game para o fim do ano. Poucos dias depois, ela revelou que o atraso sempre estava em seus planos e não tinha relação direta com a briga legal.
The Day Before prometia um MMO de zumbis gigantescoFonte: Divulgação/Mytona Fntastic
Nessa época, as denúncias contra The Day Before começaram a ganhar força. Um trailer lançado no dia 2 de fevereiro foi acusado de plagiar os takes de um vídeo promocional de Call of Duty: Black Ops Cold War, de 2020. Além disso, fotos de divulgação mostravam “inspirações” em jogos como The Last of Us e The Division em suas ambientações e enquadramentos.
A empresa respondeu se dizendo vítima de uma campanha de difamação e que provaria que estava falando a verdade. Nos meses seguintes, ela revelou visuais renovados, novas mecânicas e detalhes sobre o criador de personagens do game, que teria um novo sistema de trabalhos em sua estreia.
Em novembro, o game recebeu seu último adiamento, dessa vez para o dia 7 de dezembro. O estúdio revelou pela primeira vez que o game estrearia em Acesso Antecipado no Steam, para somente depois chegar aos consoles de mesa. Além disso, o Beta prometido há tempos agora seria algo exclusivo para seus trabalhadores voluntários.
O lançamento e o fim
Quando finalmente foi lançado, The Day Before chegou bem diferente do prometido. No lugar de um MMO de zumbis com múltiplas possibilidades, a Fntastic entregou um jogo de tiro com elementos de extração, trazendo cenários bastante limitados e interações bastante limitadas.
The Day Before deu muito erradoFonte: Divulgação/Mytona Fntastic
O título também trazia uma quantidade generosa de bugs e problemas de otimização que dificultavam a execução até mesmo nos hardwares mais poderosos. Como previsto, o Steam não perdoou: em menos de 24 horas, o título já tinha mais de 8 mil reviews negativos com duras críticas à desenvolvedora.
Apesar de o jogo ter recebido um patch no dia 8, a empresa só voltaria a falar com o público na última segunda-feira (11), anunciando seu fim. A Fntastic afirmou que deu um passo maior do que o esperado, e que todo o dinheiro obtido seria direcionado a quitar dívidas com parceiro e fornecedores.
Poucas horas depois, a publicadora Mytona encerrou as vendas do game e revelou que vai reembolsar todos que investiram nele. A empresa afirma que não vai receber nada pelo projeto e que está conversando com a Fntastic para decidir o futuro de The Day Before — que pode acabar sendo somente o esquecimento.
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