A desenvolvedora Fntastic, responsável pelo jogo The Day Before, vai fechar as portas. O próprio estúdio divulgou o encerramento das atividades nesta segunda-feira (11).
De acordo com o comunicado, o jogo "falhou financeiramente" e a companhia não tem mais verba para manter as atividades. Segundo o estúdio, todo o dinheiro recebido com as poucas vendas de The Day Before serão usados para pagar dívidas com parceiros.
Official statement. #fntastic #thedaybefore #propnight pic.twitter.com/AKcRHeIaIW
— Fntastic (@FntasticHQ) December 11, 2023
"Nós investimos todos os nossos esforços, recursos e mão-de-obra no desenvolvimento de The Day Before, que foi nosso primeiro grande jogo. Nós queríamos muito lançar novos patches e relevar o potencial completo do game. Mas, infelizmente, não temos o financiamento para continuar o trabalho", diz o recado.
O site oficial da companhia também já foi atualizado e agora traz apenas a carta de despedida.
The Day Before foi um fracasso de crítica e vendas
Sob a promessa de ser uma experiência inovadora em MMO e misturar elementos de sobrevivência, terror e ação, The Day Before foi lançado na última sexta-feira (8).
O jogo estava em Early Acess e teve um desenvolvimento bastante conturbado, passando por três atrasos em seu cronograma. No Steam, o título foi massacrado pelos usuários, que reclamaram de problemas de servidor, bugs e poucos elementos de gameplay.
Ainda segundo a Fntastic, nenhum dinheiro foi obtido por parte do público, como em campanhas de financiamento coletivo ou pré-venda. "Nós trabalhamos incansavelmente durante cinco anos, despejando sangue, suor e lágrimas no jogo", declara o estúdio.
Eles ainda pedem desculpas por não atingir as expectativas dos jogadores e confessam que "calcularam mal" alguns fatores, subestimando o processo desafiador que é desenvolver um projeto de grande porte.
A Fntastic foi fundada em 2015 e lançou títulos de menor expressão ao longo dos anos, como Propnight, Radiant One e Dead Dozen.
Fontes