Chegamos em dezembro, mês escolhido pela Rockstar Games para fazer a tão aguardada revelação de Grand Theft Auto 6. Muitos rumores já estão circulando com as mais variadas informações a respeito do game, e uma delas é o possível retorno de Vice City!
Enquanto ainda não temos nada confirmado oficialmente, especulações e vazamentos apontam que Vice City será o grande palco do próximo jogo da franquia Grand Theft Auto. Além disso, o próprio teaser da Rockstar confirmando a data do trailer conta com uma pegada paradisíaca, com palmeiras, pássaros e o tom rosa clássico da cidade.
Imagem oficial do próximo GTA 6 possui elementos que lembram Vice City.
Se você já jogou, ou ao menos viu alguns trechos de jogos antigos, certamente vai lembrar de ter ouvido algo sobre essa cidade. Aliás, Vice City também voltou a ser bastante mencionada entre os jogadores pelo fato de ter aparecido em alguns produtos oficiais da Rockstar, sendo mais um indicativo de seu possível retorno.
Se você está ansioso para explorar novamente a cidade, que tal relembrar todo o explendor de um dos locais mais famosos do mundo dos games? Confira mais detalhes e curiosidades sobre Vice City a seguir!
Conhecendo Vice City
Vamos abrir esse texto fazendo um breve histórico sobre Vice City. Ela é baseada na cidade de Miami, na Flórida, e possui uma população aproximada de 1,8 milhão de pessoas vivendo em seus distritos.
Em sua estrutura, ela apresenta duas ilhas principais e outras seis menores. A área ainda conta com uma baia parecida com a Baía Biscayne, grande corpo d'água com 56 quilômetros de extensão e 1.110 quilômetros quadrados — e não possui ferrovias ou meio de transporte rápido para os seus habitantes!
A região conta com quatro hospitais, quatro delegacias, um quartel de bombeiros e uma base aérea. Vale dizer ainda que Vice City possui um clima tropical, o que explica o fato de raramente termos pessoas com roupas pesadas ou mudanças bruscas de temperaturas.
Games em que aparece
Desconsiderando a possibilidade de aparição em Grand Theft Auto 6, Vice City já deu as caras em dois games: Grand Theft Auto Vice City e Grand Theft Auto: Vice City Stories. Apesar de compartilharem a mesma ambientação, há algumas diferenças entre as duas versões da cidade.
A principal delas está na ambientação dos eventos. Enquanto a versão da cidade que acompanhamos em Vice City Stories é uma visão de 1984, o que acompanhamos em Vice City está dois anos à frente no tempo, em 1986. Outra grande diferença vista nos dois games está no controle de gangues.
Temos algumas diferenças no número de gangues que aparece em cada jogo, e muito disso acontece por conta da presença da Vance Crime Family em Vice City. Porém, após os eventos de Grand Theft Auto: Vice City Stories, o grupo decide se afastar temporariamente da cidade.
Isso dá brecha para outros grupos acabarem surgindo para controlar áreas específicas da cidade, como os Sharks nas regiões de Washington Beach e Ocean Beach. Além dela, também temos os Cholos e os Los Carbonos, apenas para citar alguns exemplos.
Bairros e distritos
Conforme mencionamos um pouco mais acima, Vice City tem duas ilhas principais em sua composição e outras seis menores. A seguir, vamos colocar os bairros e distritos que você pode encontrar enquanto anda por cada uma delas:
Vice Beach
- Leaf Links
- Ocean Beach
- Prawn Island
- Vice Point
- Washington Beach
Vice City Mainland
- Downtown
- Escobar International
- Little Haiti
- Little Havana
- Viceport
Ilhas menores
- Starfish Island
- Prawn Island
Estações de rádio
Uma característica marcante da série Grand Theft Auto é a sua trilha sonora, já que praticamente todos os games permitem que você sintonize uma rádio para ouvir suas músicas favoritas.
Na sequência, listaremos quais são as rádios presentes em cada um dos dois jogos que utilizam Vice City e o estilo musical ou programação presente nelas:
Grand Theft Auto Vice City
- Wildstyle — Hip Hop e Electro
- Flash FM — Pop
- K-Chat — Entrevistas
- Fever 105 — Soul, Disco e R&B
- V-Rock — Rock, Hard Rock e Metal
- VCPR — Talk-show Político
- Radio Espantoso — Música Latina e Salsa
- Emotion 98.3 — Power Ballads
- Wave 103 — New Wave, Synthpop
- MP3 Player (PC) — Trilha Sonora Definida pelo Jogador
- Toca-fitas (somente para Xbox) — Trilha Sonora Definida pelo Jogador
Grand Theft Auto: Vice City Stories
- Fresh FM — Hip Hop e Electro
- Flash FM — Pop
- Paradise FM — Disco
- V-Rock — Rock, Hard Rock e Metal
- VCPR — Talk-show Político
- Radio Espantoso — Música Latina e Salsa
- Emotion 98.3 — Power Ballads
- VCFL — Soul, R&B e Funk
- Wave 103 — New Wave e Synthpop
Curiosidades de Vice City
Por fim, deixaremos aqui algumas curiosidades referentes à cidade de Vice City. Algumas delas são tão divertidas ou pouco usuais que vale a pena ficar de olho para ver se elas também estarão presentes em Grand Theft Auto 6.
Vizinho nada tranquilo
Muita gente talvez não saiba, mas Vice City é vizinha de outra cidade presente em um game da Rockstar Games: Cottonmouth, que apareceu em Manhunt 2. Aliás, a área vista no Manhunt original, Carcer City, também fica próxima à Liberty City, de Grand Theft Auto 3.
Referência nas séries
Alguns já podem ter sacado, mas sempre válido relembrar. Vice City presta uma homenagem à série Miami Vice, que fez bastante sucesso nos anos 1980. Aliás, vale mencionar aqui que até o período usados em GTA Vice City e GTA: Vice City Stories é o mesmo do programa para TV.
Mudança de planos
Vice City é uma cidade bem legal de se explorar, mas por pouco a Rockstar Games não seguiu com um projeto diferente. Inicialmente, a proposta era que os eventos do game acontecessem em Miami, no ano de 1986.
Fases da lua
Uma curiosidade que chama bastante a atenção em Vice City: sua lua não segue uma lógica muito difundida no mundo científico.
Caso tenha um rifle de precisão, você pode experimentar atirar nela e ver como o astro da Terra vai mudando de tamanho. Isso acontece três vezes, e depois do quarto acerto a lua volta ao seu tamanho normal.
E você, ficaria animado em ver Vice City aparecendo mais uma vez em Grand Theft Auto 6? Compartilhe a sua mensagem com os demais leitores do Voxel usando as nossas redes sociais.
Fontes