Alan Wake 2 está entre nós e agora não precisamos mais depender dos requisitos oficiais do game para saber como ele roda. Assim, podemos comparar a qualidade de cada configuração gráfica e definir o que mais vale na relação entre qualidade de imagem e custo em desempenho.
O pessoal da Digital Foundry é especialista em fazer esse tipo de análise e eles já deram uma olhada em Alan Wake 2. Eles mostram que para buscar configurações otimizadas para PC, primeiro é preciso conferir as configurações que a desenvolvedora usou para o modo Performance no PS5.
Em um primeiro momento, o canal publicou as configurações otimizadas para o jogo sem ray tracing. Em outro vídeo, publicado alguns dias depois, a Digital Foundry finalmente postou também as configurações otimizadas para o jogo usando ray tracing.
Configurações otimizadas sem ray tracing
Depois de vários comparativos detalhados, foi possível identificar todas as configurações do jogo no PS5, sendo que muitas delas estão configuradas no Baixo ou Médio. Apesar desses nomes, o jogo se apresenta ainda com muita qualidade gráfica.
Configurações dos modos no PS5Fonte: Digital Foundry
Dessa forma, até o preset do Médio no PC já tem muitas configurações superiores ao jogo nos consoles. Usando apenas as mesmas configurações do PS5 em modo Performance em um PC com RTX 3070, a GPU tem uma boa margem de taxa de quadros acima do console.
Desempenho PS5 vs RTX 3070Fonte: Digital Foundry
Usar as mesmas configurações do PS5 em modo Performance já é otimizar muito bem o jogo para qualquer GPU. Mas vale à pena mudar o filtro anisotrópico para o máximo, pois isso causa quase nenhum impacto no desempenho.
Filtro anisotrópico não afeta muito o desempenhoFonte: Digital Foundry
Outras configurações como sombras, reflexos e iluminação global adicionam bastante qualidade de imagem, mas também tem um custo em desempenho que não pode ser ignorado. Vale à pena testar essas opções no seu PC, mas nos testes na RTX 3070, aumentar essas configurações ainda manteve o jogo com margem acima dos 60 fps.
Reflexos, sombras e iluminação global no alto afetam o desempenho em 20%Fonte: Digital Foundry
Configurações otimizadas com ray tracing
A Digital Foundry postou outro vídeo mostrando especificamente as diferenças que o ray tracing traz para os visuais. Para as configurações otimizadas, já podemos partir das otimizações feitas para o jogo sem ray tracing inicialmente.
Ray tracing desligado e no máximoFonte: Digital Foundry
Mesmo com as configurações do PS5, usar o ray tracing no máximo tem um grande impacto em desempenho. Uma RTX 3080 passa de mais de 110 fps sem ray tracing para rodar o jogo em pouco mais de 30 fps com o traçado de raios no máximo.
Felizmente, muitas das configurações ainda tem a sua definição mais baixa bem bonita visualmente, então podemos mudar muita coisa para o baixo sem perder muito da beleza do ray tracing.
Iluminação indireta no baixoFonte: Digital Foundry
As configurações de iluminação indireta, transparência e iluminação direta podem ser definidas para o Baixo. O filtro de ruído é melhor com o ray reconstruction do DLSS 3.5, mas se você não tem uma Nvidia pode ser configurado no Baixo. Placas RTX 40 também podem usar o gerador de frames.
Mesmo que você não alcance 60fps, mudar essas configurações pode melhorar a estabilidade do jogo ou ao menos manter acima dos 30fps com ray tracing.
Alan Wake 2 está disponível para PC, PS5 e Xbox Series X|S.
--
Pré Venda: Jogo Alan Wake 2
Fontes
Categorias