A Sega marcou uma forte presença na Brasil Game Show 2023 com um estande repleto de atividades para os fãs, com destaque para muitos dos seus próximos lançamentos disponíveis para teste. Entre eles, Like a Dragon: Infinite Wealth, conhecido também como Yakuza 8, estava disponível com uma demonstração bastante generosa que dá um vislumbre do que esperar do novo capítulo da franquia, que chega em 26 de janeiro de 2024.
Deixando de lado os subúrbios japoneses, o jogo traz novamente Kasuga Ichiban, protagonista de Yakuza: Like a Dragon (2020), em uma aventura no Havaí que promete ser recheada de intrigas, reviravoltas, motivos para chorar e bizarrices. A demonstração foi bastante generosa e deixou claro como o brilhantismo da série foi elevado, com um sistema de combates por turnos mais refinado e muitas atividades divertidas nas entrelinhas.
O Voxel teve a oportunidade de experimentar o jogo por cerca de vinte minutos e conta, nas linhas a seguir, as primeiras impressões. Confira!
Videogame na sua linguagem mais pura: diversão
A franquia Like a Dragon é bastante irreverente por não ter medo de abraçar uma galhofa, e essa segue sendo a tônica no novo game. A demonstração começa com Kasuga Ichiban desembarcando no Havaí e rapidamente se encontrando com seus membros de equipe: Chitose Fujinomiya, Eric Tomizawa e Kazuma Kiryu, que é o lendário protagonista dos títulos passados.
Para quem não está habituado, os jogos de Yakuza sempre apresentaram combates no estilo beat'em up, mas isso mudou em 2020 com Yakuza: Like a Dragon, que transicionou para RPG por turnos. A fórmula tradicional de briga de rua migrou, então, para uma outra série da Sega conhecida como Judgement, que se passa no mesmo universo.
E por que é importante ressaltar isso? A resposta está logo no primeiro combate da demonstração contra um grupo de arruaceiros, ligados a um policial corrupto que prendeu Ichiban na sua chegada ao Havaí. A base do combate do título anterior segue intacta, mas com melhorias bastante bem-vindas. Entre elas está a possibilidade de se movimentar livremente dentro de uma área de ação e desferir ataques sincronizados com outros aliados próximos, fortalecendo os laços entre eles.
No entanto, Kiryu tem uma peculiaridade bastante interessante graças à sua classe, que é o Dragão de Dojima. Uma vez que sua barra de especial estiver cheia, ele pode quebrar as regras do gênero, dispensando o combate por turnos e espancando seus inimigos em tempo real, assim como nos jogos originais. É claro que essa habilidade é temporária e limitada, mas é uma homenagem incrível ao legado de Kiryu e uma forma de brincar com o lado "videogame" da experiência.
Vale mencionar que a versão testada foi a mesma que a Sega levou à Tokyo Game Show em setembro deste ano e rodava em um PC, com muitas informações de debug rodando em tempo real, então a qualidade não era a ideal e não representava a versão final do jogo. Ainda assim, foi possível conhecer os sistemas e explorar uma pequena parcela de Honolulu, capital do Havaí.
Muito além dos combates
É claro que não podem faltar mini-games, e Like a Dragon: Infinite Wealth já mostra potencial para entregar alguns dos mais divertidos de toda a franquia. O destaque com certeza fica com Crazy Delivery que, como o nome sugere, é uma referência à clássica franquia Crazy Taxi, também da Sega.
A ideia é coletar vários tipos de lanches pelo cenário enquanto realiza manobras e entregas para clientes famintos. Quanto mais extravagante for a corrida, maior a remuneração. O objetivo é atingir uma cota mínima para vencer o desafio, mas carros e até mesmo inimigos podem surgir no caminho para atrapalhar.
Os jogos de Crazy Taxi estiveram muito presentes na minha infância, então revisitar a fórmula em Like a Dragon: Infinite Wealth certamente foi algo que alegrou meu coração. E é claro que isso é apenas a ponta do iceberg, visto que a versão completa promete as inusitadas batalhas de "Sujimon", mini-games de encontros, jogos de tabuleiro e vários clássicos da Sega jogáveis, incluindo SpikeOut e Virtua Fighter.
Durante a demonstração, também foi possível explorar a cidade com um patinete elétrico e desbravar três músicas no tradicional karaokê, incluindo a já conhecida Judgement Shinpan. Infelizmente, a versão não tinha suporte a português do Brasil, mas a desenvolvedora já confirmou que o jogo chegará localizado.
Em suma, conhecer Like a Dragon: Infinite Wealth mais de perto elevou muito as expectativas e deixou um gostinho de que o teste poderia ter durado mais. Tudo parece estar bem encaminhado para o seu lançamento em 2024 e é ótimo que cada vez mais pessoas estejam dispostas a mergulhar nesta franquia.