A Lenovo anunciou ontem (11), durante o primeiro dia da Brasil Game Show (BGS) 2023, que o console portátil Legion Go será lançado no país em janeiro de 2024. A partir de novembro, o aparelho entrará em pré-venda no site oficial da marca.
A empresa ainda não anunciou o preço do dispositivo, mas promete que ele terá um valor mais baixo do que outros produtos gamers. “Ele vai ser supercompetitivo com base nos outros consoles que a gente vê no mercado”, garantiu Luiz Sakuma, diretor de produtos de consumo da Lenovo.
O executivo argumentou que a questão é bastante importante porque uma das missões da companhia é democratizar o acesso à tecnologia de ponta. E pensando nisso, o Legion Go foi desenvolvido durante 2 anos e serve para atender a diversos públicos gamers, seja quem gosta de FPS, jogos táticos, casuais, corrida e mais.
Sakuma argumentou que a empresa de eletrônicos dá bastante importância ao cenário brasileiro e enxerga um potencial muito grande no mercado gamer. “Considerando Lenovo e Motorola, nós temos três fábricas no país. O investimento que a marca faz em pesquisa em desenvolvimento no Brasil é próximo de R$ 200 milhões”, contou.
Anunciado em setembro, durante a IFA 2023, o Legion Go é um console portátil que tem controles destacáveis parecidos com o Nintendo Switch. Ele vem com um processador AMD Ryzen Z1 Extreme com gráficos AMD RNDA, 16 GB de RAM LPDDR5X e versões de SSD PCIe Gen4 de até 1 TB de armazenamento (expansível até 2 TB com microSD).
A tela do device (que é touch) é uma PureSight QHD+ (proporção de 16:10) de 8,8 polegadas, com brilho de até 500 nits, 97% de uma gama de cores DCI-P3, com resolução de 800p a 1600p e taxas de atualização de 144 Hz e 60 Hz.
O concorrente do Steam Deck, ROG Ally e Switch roda Windows 11 e por isso tem acesso a todos os games de PC, além de serviços como Xbox Game Pass e GeForce Now.
Voxel testou o Legion Go
Por um período de cerca de 15 minutos, o Voxel testou o novo Legion Go. O primeiro aspecto que chama a atenção é como o aparelho não é pesado pelo tamanho “parrudo” que tem. Com os joysticks encaixados ele tem 854 g, o que pode ser considerado pouco para um produto com tela de quase 9 polegadas.
Testando o aparelho com Ghostrunner rodando, o joystick parece completamente adaptado pelo menos a um game no estilo de ação, já que os comandos são precisos. O que pode dificultar a vida dos jogadores no início, porém, é se acostumar com a quantidade de botões, já que o portátil tem 10 botões customizáveis.
Outro aspecto interessante é a base que transforma um dos joysticks em uma espécie de mouse. Apesar do formato diferente, já que o controle fica parecendo um controle de Atari em formato de mouse, ele é uma alternativa para ganhar mais precisão em jogos de FPS, por exemplo.
E o interessante é que por rodar Windows, o usuário ganha praticamente um computador, já que é possível executar várias outras tarefas no dispositivo.
Neste breve teste inicial, o Legion Go pareceu um dispositivo promissor. Contudo, é bom lembrar que somente um review completo e a informação do preço oficial pode garantir se ele vale a pena ou não.
Outros lançamentos
Ainda durante o dia inicial da BGS 2023, a Lenovo anunciou outros produtos gamers como o Legion Glasses. Previsto para 2024 no Brasil, eles são óculos de Realidade Aumentada (AR) que podem ser utilizados para jogos, consumo de conteúdo e trabalho.
O Voxel também chegou a testar o aparelho junto com o Legion Go, sendo que ele pode ser utilizado ainda em devices com Windows, Android e macOS. O vestível vem com tecnologia de exibição micro-OLED com resolução de 1080 pixels por olho, taxa de atualização de 60 Hz, alto-falantes integrados e é plug and play.
No quesito computadores, a Lenovo apresentou três modelos: o Lenovo LOQ, Legion Slim 5i e Legion Tower 5i. Confira, abaixo, um resumo de cada um:
- Lenovo LOQ: é um notebook de entrada com tela de 15 ou 16 polegadas, processador Intel Core de 12ª geração e GPU NVIDIA GeForce RTX 2050 ou 3050. Ele tem 16 GB de RAM DDR5 de 5.600 MHz e SSD PCIe de até 1 TB (vendido separadamente), além de bateria de bateria de 60 Whr. O computador portátil será lançado em 2024 no Brasil e ainda não tem preço.
- Legion Slim 5i: o primeiro notebook gamer da linha Legion com 14 polegadas e tela OLED 16:10 WQXGA+ a receber chips integrados com Inteligência Artificial (IA). Ele vem com os processadores Intel de 13ª, placa de vídeo GeForce RTX 4060, até 64 GB de RAM, sistema de proteção térmica ColdFront 5.0 e mais. Ele será lançado no próximo mês de novembro no Brasil.
- Legion Tower 5i: o computador de mesa tem processadores Intel Core de 13ª geração, GPUs NVIDIA GeForce RTX 3060, até 64 GB de RAM DDR5-5600 MHz e até 2 SSDs de 1 TB, sendo possível utilizar 3 HDDs para totalizar 5 slots para armazenamento, todos trazidos à vida por meio de uma fonte de alimentação modular de 500W e 85%. Ele já está à venda por até R$ 11.999.