O executivo John Riccitiello não é mais CEO e presidente da Unity, anunciou a empresa nesta segunda-feira (9). A mudança de comando acontece semanas após a apresentação do polêmico modelo de monetização da plataforma.
"Tem sido um privilégio liderar a Unity por quase uma década e servir nossos funcionários, clientes, desenvolvedores e parceiros, que foram fundamentais para o crescimento da empresa", disse Riccitiello em comunicado. "Estou ansioso para apoiar a Unity durante essa transição e acompanhar o sucesso futuro da empresa", complementou.
John Riccitiello não é mais CEO da Unity.Fonte: GettyImages
A saída do CEO acontece de forma imediata. No lugar dele, entra James Whitehurst como CEO e presidente interino.
O motivo para a retirada de Riccitiello não foi divulgado. O comunicado menciona apenas agradecimentos dos principais investidores da companhia e explica como vai acontecer o processo de transição de comando.
Passagem turbulenta
Riccitiello se tornou CEO da Unity em 2014, mas sua passagem no comando da empresa não foi tranquila. Em 2022, o ex-chefão chamou desenvolvedores mobile de "idiotas" quando criam jogos sem pensar primeiro em monetização.
Além disso, enquanto era CEO da EA, Riccitiello defendeu a ideia de cobrar por munição em jogos de tiro, como em Battlefield, numa reunião com investidores.
Unity CEO John Riccitiello was EA CEO when FIFA 09 launched with loot boxes. Last year he said devs making games without monetization in mind are “fucking idiots.” In an EA stockholder meeting he entertained the idea of charging $1 to reload an ammo clip in Battlefield. https://t.co/lZlO37giVf
— Tom Warren (@tomwarren) September 13, 2023
A última controvérsia envolvendo o ex-CEO é a nova estratégia de monetização da Unity, em que desenvolvedores seriam cobrados a cada instalação de seus jogos. Após muitas reclamações do público, a empresa voltou atrás e cancelou a ideia.
Quem é o novo CEO?
James Whitehurst atualmente comanda a Silver Lake, empresa que detém cerca de 9% da Unity. Ele já trabalhou como CEO da Red Hat, uma subsidiária da IBM.
Apesar da experiência como executivo, esta é a primeira grande oportunidade de Whitehurst no comando de uma empresa envolvida no setor de games.