A desenvolvedora Sega anunciou nesta quinta-feira (28) uma reestruturação na divisão europeia da empresa. Isso significa uma série de mudanças internas em projetos em andamento, incluindo cancelamentos.
A principal mudança é o cancelamento de Hyenas, um jogo multiplayer de tiro em primeira pessoa para para PC e consoles, revelado inicialmente na metade do ano passado. Nas partidas para até 15 jogadores, você controlaria um anti-herói competindo contra outros esquadrões e forças de segurança para roubar mercadorias valiosas em ambientes de microgravidade.
Uma das imagens divulgadas de Hyenas.Fonte: Sega
O título passou por um teste Beta fechado para PC há algumas semanas e teve uma recepção relativamente positiva, além de parecer já bastante encaminhado, com previsão de lançamento para o final de 2023.
Além de Hyenas, "outros jogos não anunciados que estavam em desenvolvimento" também foram descontinuados, sem maiores detalhes fornecidos pela empresa.
Mais mudanças na Sega Europa
Além disso, grupo Sega Sammy Holdings, que envolve a empresa, alega que a Europa tem sido uma região de "baixa lucratividade".
Por isso, ela vai reduzir gastos e enxugar projetos por lá, mais especificamente no estúdio britânico Creative Assembly — responsável pela franquia Total War (do recém anunciado Total War: Pharaoh, de status agora desconhecido) e o sucesso Alien: Isolation. Demissões ainda não foram anunciadas, mas são esperadas pela companhia.
Outras divisões da Sega estão com desempenho satisfatório.Fonte: GettyImages
A Sega ainda adiantou que vai registrar perdas operacionais recordes de 14,3 bilhões de yen — ou R$ 483 milhões, em conversão direta de moeda — no atual ano fiscal, que termina em 31 de março de 2024.
Um dos motivos apontados é o baixo desempenho da divisão de Consumidor, o que inclui os games, bastante impactada por mudanças repentinas como "a demanda de ficar em casa pela covid-19 e o revés econômico por causa da inflação na região da Europa".
Por outro lado, a companhia afirma que vai lançar "diversos novos títulos, incluindo franquias consolidadas" nos próximos meses. Já as divisões de Máquinas de Parques de Diversão, Animação e Brinquedos, Máquinas de Pachinko e Negócios de Resort estão com um desempenho considerado bom e sólido.
Recentemente, o grupo Sega anunciou a compra da desenvolvedora mobile Rovio, responsável pela franquia Angry Birds. Além disso, no ano passado, ela fechou um dos seus setores mais tradicionais: a unidade de fliperamas no Japão.
Fontes