Ainda hoje (segunda-feira, 25) a Platinum Games anunciou por meio de sua conta oficial do X (antigo Twitter) que Hideki Kamiya, criador de Bayoneta e The Wonderful 101, vai deixar o estúdio ainda na primeira metade de outubro. Não está claro o motivo exato da saída do diretor, mas ele comenta que foi uma decisão baseada em suas próprias ideias.
Apesar do anúncio antecipado, a saída do diretor será efetivamente em 12 de outubro desse ano, ou seja, em cerca de três semanas. Hideki Kamiya deve ser mais conhecido por ter criado a franquia Bayonetta, que teve seu primeiro jogo lançado ainda em 2009.
— PlatinumGames Inc. (@platinumgames) September 25, 2023
Na nota publicada nas redes sociais, a Platinum Games anuncia que ''Acreditamos que ele (Kamiya) continuará a ter sucesso nos seus futuros empreendimentos como criador de jogos. Estamos ansiosos por ver a indústria dos jogos crescer e tornar-se um lugar melhor com ele. Desejamos-lhe as maiores felicidades para o futuro.''
O próprio diretor também usou sua conta pessoal no X para compartilhar alguns de seus pensamentos em relação à sua saída do estúdio. Ele comenta que não foi uma decisão fácil de tomar e que ela foi feita ''depois de muitas considerações baseadas nas minhas crenças pessoais''.
However, I feel this outcome is for the best.
— ???? Hideki Kamiya (@PG_kamiya) September 25, 2023
I will continue to create in my Hideki Kamiya way.
I hope you'll keep your eyes peeled.
(2/2)
Hidetaki Kamiya foi cofundador da própria Platinum games em 2006 e criador de Bayonetta ainda em 2009. Ele também dirigiu Bayonetta 2 e Bayonetta 3, sendo que o último jogo foi lançado recentemente como um exclusivo de Nintendo Switch. No entanto, Bayonetta Origins: Cereza and the Lost Demon foi dirigido por Abebe Tinari.
Os próximos passos de Hideki Kamiya
Kamiya passou um bom tempo na empresa com um alto cargo criativo para supervisionar vários projetos do estúdio. O desenvolvedor também se tornou o vice-presidente da companhia em 2022.
O pessoal da Videogames Chronicle conseguiu algumas declarações do consultor da Platinum Games apontando que Kamiya não deve se aposentar ainda. ''Será muito difícil para a Platinum substituí-lo, não só devido às suas capacidades e ao seu historial, mas também devido à sua imagem, ao seu carácter único e à sua grande base de fãs fora do Japão.''
O consultor ainda suspeita que Hidetaki Kamiya possa trabalhar em alguma outra empresa de desenvolvimento de jogos, talvez uma chinesa, mas isso ainda não está muito claro.
Fontes