Paper Mario: A Thousand-Year Door, clássico do GameCube lançado originalmente em 2004, fechou o Nintendo Direct desta quinta-feira (14) com uma grande surpresa aos fãs. A Nintendo está trabalhando em uma versão remasterizada do clássico RPG para Nintendo Switch, confirmando rumores que datam desde meados deste ano.
A novidade foi recebida com muito entusiasmo pelo público, tendo em vista que a série tem se distanciado cada vez mais da premissa original — uma tendência que se iniciou com Super Paper Mario de Nintendo Wii, em 2007. O jogo chega em algum momento de 2024, ainda sem uma data definida.
Esse movimento também reforça como a Nintendo está abraçando mais uma vez o gênero, já que também trabalha em um remake de Super Mario RPG, responsável por iniciar os jogos do mascote nesta fórmula ainda em 1996. Franquias como Paper Mario e Mario & Luigi, que têm combates por turnos, nasceram graças a sua influência.
Paper Mario: A Thousand-Year Door é uma sequência direta de Paper Mario 64 e traz um visual estilizado que mistura cenários tridimensionais e personagens feitos de papel, com grande ênfase no carisma. Na história, Peach é sequestrada por ter a posse de um mapa para um tesouro escondido, colocando o herói no encalço de um grupo maligno chamado X-Nauts.
Como todo bom RPG, a aventura se prova muito mais perigosa com o tempo, obrigando o herói a coletar as Crystal Stars e desvendar um segredo antigo na cidade portuária de Rogueport.
O jogo foi bastante aclamado pela crítica especializada no seu lançamento e é considerado o melhor jogo da série pelos fãs, especialmente por refinar as mecânicas do seu antecessor e ser fiel às origens como um RPG por turnos. Com o passar dos anos, a franquia investiu mais na fórmula de ação e aventura e isso decepcionou bastante a comunidade.
Ainda sem sinal de tradução em PT-BR
Não é novidade que a Nintendo começou a traduzir seus jogos para português do Brasil após muita insistência dos fãs brasileiros. É o caso de um dos seus principais lançamentos agendados para este ano: Super Mario Bros. Wonder. Ainda assim, lançamentos de maior escopo e ênfase na história ainda não recebem o devido suporte da produtora.
Por ora, Paper Mario: A Thousand-Year Door não tem sinal de que será lançado traduzido em PT-BR, o que é uma pena por ser um jogo mais denso em história. Por outro lado, Princess Peach Showtime, que também foi um dos anúncios do Nintendo Direct desta quinta-feira (14), chega com localização para o nosso idioma.
Categorias