Recentemente, muitos jogadores de Genshin Impact relataram terem sido afetados por um hack um tanto quanto inusitado. A trapaça é realizada por um plug-in não oficial, permitindo que o personagem Kaveh delete itens essenciais para o progresso no modo cooperativo, como puzzles, baús e até mesmo NPCs com os quais o usuário precisa interagir.
Apelidado carinhosamente de "Kaveh do Pix" aqui no Brasil, alguns casos incluem até mesmo pontos de exploração sendo revertidos devido à manipulação, comprometendo gravemente a experiência e gerando muitas preocupações na comunidade.
Ação legal em andamento
Em resposta a essa situação, a desenvolvedora miHoYo anunciou que os problemas foram em grande parte contidos. Os usuários afetados serão notificados individualmente por meio de mensagens.
Atualmente, o modo cooperativo funciona conforme o esperado, mas a restauração de alguns itens e contas ainda não foi concluída, porém, a desenvolvedora prometeu resolver todos os problemas em uma atualização futura.
Além disso, a empresa se comprometeu a tomar medidas legais contra aqueles que desenvolveram, usaram ou compartilharam os plug-ins que possibilitaram a manipulação no game, violando os termos de serviço e todas as leis aplicáveis. Em uma postagem, ela declarou: "Para manter o jogo justo e proteger os direitos dos Viajantes, banimos contas que usavam esses plug-ins e tomaremos medidas legais contra desenvolvedores, usuários e disseminadores desses plug-ins".
Resolution Regarding the Recent Plug-In Usage in #GenshinImpact
— Genshin Impact (@GenshinImpact) August 28, 2023
Dear Travelers,
It has come to our attention that some Travelers have been using plug-ins to tamper with game data and intentionally disrupt the gaming experience of other Travelers: In Co-Op Mode, they were found… pic.twitter.com/aPMaUDehNu
Também foi confirmado que os criadores e usuários do hack estão postando conteúdo na comunidade ou em sites de vídeo, se disfarçando de vítimas para confundir o público e causar pânico.
Aqueles que foram afetados pelo Kaveh do Pix são incentivados a entrar em contato com o suporte ao cliente e enviar um relatório para ajudar a corrigir todas as contravenções que comprometem o game. Vale ressaltar que trapaças constituem uma quebra dos termos de serviço e, se incluírem a modificação do código e ativos proprietários do título, também podem se qualificar como violação de direitos autorais.
Além disso, hackear servidores de jogos ou explorar vulnerabilidades pode ser classificado como ilegal sob leis de fraude e abuso de computador em algumas jurisdições.
Reações e relatos de usuários
Confira a seguir alguns relatos e reações de pessoas que jogam Genshin Impact que foram afetados pelo problema:
ATENÇÃO: O KAVEH DO PIX TA ROUBANDO ATÉ A ARVORE DOS DOMINIOS NO GENSHIN E TORNANDO O FARM IMPOSSIVEL, NÃO ENTREM EM COOP DE JEITO NENHUM KKKKKKKKKKKKKKKKKKK pic.twitter.com/16wl8lK3tK
— furro (@unclefurro) August 25, 2023
Ah não cara, eu cheio de medo do Kaveh do pix bugador, daí vou jogar e meu jogo tá assim. Ferrou
— luderking5 (@Luderking5) August 26, 2023
Mais alguém? pic.twitter.com/d1rZT5THVT
Eu tive que mudar meu nome pra conseguir entrar no mundo da galera, que inferno. EU NÃO SOU O KAVEH DO PIX pic.twitter.com/k7AxwBeH5s
— ??Nany??? Airi's girlfriend? (@Nanyrtx) August 27, 2023
E vocês, já tinham ouvido falar desse hack? Contem para nós nas redes sociais do Voxel!
Fontes
Categorias