PS5 cresce e vira terceiro console mais popular do país; veja

4 min de leitura
Imagem de: PS5 cresce e vira terceiro console mais popular do país; veja
Imagem: Wachiwit/Getty Images
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

O PlayStation 5 cresceu na preferência dos brasileiros e atualmente é o terceiro console mais popular, estando em posse de 18% dos gamers do país. O video game mais recente da Sony está atrás somente do Xbox 360 (em posse de 25,1% dos gamers) e do PlayStation 4 (36,3%).

Os números foram divulgados nesta quinta-feira (24) na Pesquisa Game Brasil (PGB) 2023. O levantamento ouviu 14,8 mil pessoas em todos os estados brasileiros e Distrito Federal em janeiro deste ano e mostrou que 70,1% dos entrevistados jogam alguma coisa.

De acordo com o estudo, para aparecer no “pódio” o PS5 ultrapassou o PlayStation 2, cuja base instalada caiu em 2,2 pontos percentuais neste ano e agora está em posse de 15,8% dos jogadores.

PS5O PS5 completará 3 anos no final de 2023 (Imagem: Wachiwit/Getty Images)

Carlos Silva, sócio da Go Gamers, uma das empresas que desenvolve e produz a PGB, pontua ao Voxel que a entrada do PS5 dentre os três principais consoles do país se deve a fatores como a força da PlayStation no território nacional.

Ele argumenta que a marca tem influenciado a decisão de compra e que na cabeça dos consumidores a plataforma se tornou referência.

“Nesse ponto, é a marca que se tornou sinônimo de uma boa experiência em jogos. Ao longo dos últimos anos, vimos o PS1, PS2 e PS3 se consolidarem como plataformas durante muitos anos e esse reflexo é significativo até hoje”, explicou.

Liderança do PS4

A PBG 2023 mostra que o PS4 continua liderando a lista de video games preferidos dos brasileiros. Em relação a 2022 houve, inclusive, um aumento de quase 2 pontos percentuais na base instalada.

Para Silva, apesar de a pirataria ter contribuído bastante com o sucesso de plataformas como o PS2 e Xbox 360 no Brasil, o jogo virou para as grandes empresas. Ele argumenta que hoje existe uma relação de valor com os produtos originais já que eles se mostraram de boa qualidade.

“Vale ressaltar que tanto Sony e Microsoft criaram esta noção de valor importante para seus produtos originais, mas na linha do tempo, uma se destacou mais que a outra e consequentemente ganhou esse espaço na preferência dos jogadores”, analisou, destacando o papel da companhia japonesa.

Pesquisa Game BrasilO PS4 lidera a lista de consoles mais populares do Brasil desde 2019 (Imagem: Reprodução/Pesquisa Game Brasil)

O PS4 é o quinto console mais vendido da história e teve um apelo especial no mercado local, já que a Sony apostou na produção nacional. Desde 2015, os brasileiros conseguem comprar unidades confeccionadas por aqui.

Popularidade do Xbox

A PGB 2023, que também é desenvolvida e produzida pelo SX Group em parceria com a Blend New Research e ESPM, mostra que o Xbox Series S e X estão em posse de 7,1% e 6,7% do público de jogadores no Brasil, respectivamente. Enquanto o console mais potente viu sua base crescer em 1,5 pontos percentuais, o “irmão menor” cresceu em 1,4 pontos percentuais neste ano.

Além da forte presença da PlayStation no imaginário dos gamers brasileiros, a penetração menor dos aparelhos da Microsoft acabou se traduzindo em decisões comerciais importantes. A gigante norte-americana parou de fabricar e distribuir jogos em mídia física do Xbox por aqui, por exemplo.

XboxO Xbox continua sendo um console popular, apesar dos desafios (Imagem: Lukas Schulze/Getty Images)

Carlos Silva disse que apesar do destaque da concorrente nipônica, a Microsoft segue bastante popular por aqui. Enquanto o Xbox 360 era o console preferido dos brasileiros até 2018, a empresa dona do Windows e outras soluções tem apostado na aquisições de estúdios para fortalecer o catálogo do Game Pass.

“Podemos analisar que o modelo da Sony com suas as franquias são fundamentais na conversão, e é possível que a Microsoft busque também esse tipo de impacto com jogos midiáticos e exclusivos, e com isso aumentar a sua consideração”, indicou o especialista.

Mas cadê a Nintendo?

Estando no topo da lista dentre os consoles mais vendidos nos últimos anos e rumando para se tornar o mais comercializado da história, o Nintendo Switch não ocupa posição de destaque na PGB 2023.

Apenas 4,8% dos gamers brasileiros possuem o Nintendo Switch, enquanto 3,9% disseram ter o Nintendo Switch Lite. A dupla está na 12ª e 15ª colocação dentre os video games mais populares do país, respectivamente.

O sócio da Go Gamers afirmou que a baixa adesão da plataforma é causada por fatores como a demora da comercialização oficial em território nacional, por exemplo.

SwitchO Nintendo Switch não tem o mesmo sucesso no Brasil do que tem lá fora (Imagem: Wachiwit/Getty Images)

“Outro fator que influencia é o valor do console e jogos, que acaba engajando os fãs mais próximos da marca, mas não o público massivo de outros consoles e que buscam ofertas mais acessíveis. Notamos esse comportamento principalmente nas análises de investimentos em jogos no console e no ranking dos jogos mais populares”, contou.

Por último, Carlos Silva lembrou que o público brasileiro ainda questiona questões como a falta de localização de jogos da Big N para PT-BR.

--

Console Playstation 5

Imagem: Console PlayStation 5
Imagem: Tecmundo Recomenda

Console PlayStation 5

A quinta edição do console da Sony chega mais moderno do que nunca, com ótimos recursos, compatibilidade e um design futurista. Conte com 825 GB, 120 Hz e imagens em 4K.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.