Starfield vem dando o que falar desde que foi anunciado. O "Skyrim no espaço" da Bethesda é um dos títulos mais aguardados do ano, sendo objeto de discussões constantes na internet. E, dessa vez, o burburinho gira em torno de algo quase trivial: a tela de início do game.
O pontapé inicial da polêmica foi uma publicação de Mark Kern, um ex-diretor de World of Warcraft, que foi ao X (antigo Twitter) para compartilhar uma captura da tela inicial de Starfield no último sábado (19). No texto que acompanhava a imagem, Kern sugeriu que a "simplicidade" da tela era um sinal de que o time de produção não teve tempo para focar neste aspecto do game.
"A tela de início de um jogo pode revelar bastante sobre o quão apressado foi o time e quanto orgulho eles têm do próprio trabalho", escreveu Kern na rede social. Para ele, a tela simples é um sinal de que o prazo para entrega do jogo estava apertado ou os desenvolvedores simplesmente "não se importava".
Start screen are often done at the very end of development.
— Grummz (@Grummz) August 19, 2023
Teams are too busy making the core game.
It's quite common for the start screen to completely change once the game is shipping or on patch 0.
Teams that take pride want to put a good face forward and will often redo…
Em uma segunda publicação, o ex-diretor de WoW entrou em mais detalhes sobre o tema. Ele explicou que muitas vezes a tela de início é uma das últimas coisas criadas pelos devs, que na maior parte do tempo estão ocupados com a produção do jogo em si. Ele também argumentou que é comum que a tela inicial mude completamente assim que o jogo recebe seu primeiro patch, já que "times que têm orgulho do que fazem" querem deixar o produto com visual bonito e "muitas vezes refazem [a tela de início]".
Os comentários de Kern chegaram em Pete Hines, chefe de publicações da Bethesda, que não apenas explicou a escolha por uma tela mais simples como aproveitou a oportunidade para dar uma alfinetada no ex-diretor de World of Warcraft. Também no X, após um fã sarcasticamente sugerir ao executivo da Bethesda de focar na tela de início, e não em "vários sistemas, facções, escolhas e formas de jogar" para não parecer apressado ou não se importar, Hines foi categórico.
Or they designed what they wanted and that’s been our menu for years and was one of the first things we settled on.
— Pete Hines (@DCDeacon) August 20, 2023
Having an opinion is one thing. Questioning out a developer’s “care” because you would have done it different is highly unprofessional coming from another “dev”
Respondendo ao fã, Hines disse que, imagine só, quem sabe "[os desenvolvedores] fizeram o que queriam e este vem sendo nosso menu por anos, tendo sido uma das primeiras das decisões tomadas" pelo grupo. O chefe da Bethesda completou dizendo que "ter uma opinião é uma coisa. Questionar o quanto um desenvolvedor 'se importa' porque você teria feito algo diferente é extremamente não profissional vindo de outro 'desenvolvedor'". Sim, ele usou aspas ao chamar Kern de dev, dando aquela alfinetada sem perder a classe.
Até mesmo o bem-humorado perfil da produtora inXile (de Clockwork Revolution e Wateland 3) na rede social entrou na discussão. Em uma publicação agora já deletada (mas que repercutiu no Reddit, onde um usuário parece ter copiado o texto antes de sua remoção), a empresa tirou sarro da situação. "Estamos movendo todos os nossos recursos de desenvolvimento do jogo para a tela de início. A campanha terá apenas 45 minutos de duração, mas a tela de início terá mais de 20 horas", brincou a inXile.
Starfield tem lançamento marcado para o dia 6 de setembro para PC e Xbox Series X|S. O jogo já pode ser baixado antecipadamente no Xbox e terá o pre-load liberado na Steam no dia 30 de agosto deste ano.
--
Pré-Venda: Jogo Starfield
Pré-Venda: Jogo Starfield
Faça a pré-encomenda agora e receba as skins de bônus do jogo "Old Mars Skin Pack". Neste RPG de última geração ambientado nas estrelas, crie qualquer personagem que desejar e explore com liberdade inigualável enquanto ele embarca em uma jornada épica para desvendar o maior mistério da humanidade!
Fontes