A Rockstar anunciou hoje (11) a sua aquisição do grupo conhecido como Cfx.re, que foi o responsável por criar e disponibilizar algumas das ferramentas de mods mais usadas em jogos como Grand Theft Auto V e Red Dead Redemption 2. O estúdio é amplamente conhecido na comunidade de roleplay, já que criou soluções utilizadas em GTA V RP.
Segundo a empresa, eles observaram a comunidade criativa desses jogos ao longo dos anos e quiseram encontrar novas maneiras de expandir as suas possibilidades, com ênfase no uso de servidores dedicados para os jogadores que gostam de roleplay. O pessoal do Cfx.re foi quem ajudou com boa parte disso com o FiveM e o RedM, modificações de GTA V e Red Dead Redemption 2 que permitem as partidas multiplayer nesses servidores especiais.
O interesse em jogar os dois games com uma boa dose de roleplay cresceu bastante durante a pandemia entre 2020 e 2021, quando muitas pessoas encontraram streamers da Twitch que faziam gameplay desse tipo de conteúdo. Com as modificações disponibilizadas pelo Cfx.re, foi possível criar novos modos, um sistema de inventário aprimorado e diversas novas mecânicas ligadas à parte de simulação dos jogos.
Ainda não se sabe exatamente o que essa aquisição mudará em relação ao que o grupo oferecia até agora, mas é esperado que eles tenham mais recursos para entregar um conteúdo mais profissional e interessante aos jogadores. Felizmente, esse movimento parece marcar uma posição bem diferente da Rockstar quanto aos mods de seus games, já que a empresa chegou a processar alguns modders em 2021, alegando que eles tinham feito engenharia reversa com o código fonte de GTA 3 e GTA Vice City para criar suas modificações.
É claro que não dá para garantir que a Rockstar vá ter uma postura mais tranquila com todos os modders de suas franquia, mas esse parece um bom começo de uma mudança pelo menos.
Fontes
Categorias