O Nintendo Switch Lite, como o próprio nome sugere, é uma versão menor do console padrão. Ele é totalmente portátil, ou seja, não conta com uma base para que seja conectado a uma TV. Além disso, ele é uma plataforma para apenas um usuário, uma vez que ele não conta com joycons que podem ser removidos — apenas os botões e alavancas nativos do aparelho.
Entretanto, há uma grande dúvida no ar: o Nintendo Switch Lite consegue rodar todos os jogos da versão comum e OLED? A resposta é não! Isso porque o aparelho é uma versão mais compacta do modelo padrão, e não conta com todas as tecnologias presentes nos outros dois videogames.
Sendo assim, vamos mostrar em detalhes quais os títulos que não funcionam no Switch Lite, e os motivos. Confira!
O Nintendo Switch não traz todas as tecnologias que as versões padrão e OLED.Fonte: GettyImages
Sempre no modo portátil
Para quem não sabe, o modelo principal do Nintendo Switch permite que você possa conectar o console em uma TV. Para isso, basta colocar o aparelho na sua base, que acompanha o videogame, e usar um cabo HDMI para enviar as imagens para a sua televisão. Dessa forma, ele pode alcançar resoluções maiores que a da tela nativa do Switch, de 1280x720 pixels, em um LCD de 6,2".
Já o Nintendo Switch Lite não possui meios de se conectar a uma TV. Isso porque ele não conta com uma entrada HDMI, permitindo apenas que os jogos sejam reproduzidos na sua tela de apenas 5,5" — mesmo que ainda mantenha a mesma resolução do console "principal" da linha.
A diferença de tamanho entre o Nintendo Switch Lite, em amarelo, e o modelo padrão.Fonte: GettyImages
Dessa forma, ele só consegue reproduzir jogos com suporte ao modo portátil. Outra desvantagem é a melhoria de visual e de desempenho obtida ao utilizar a base em alguns jogos, algo que não pode ser aproveitado pelo Switch Lite.
Sem tecnologias do modelo padrão
Mas o motivo principal do Nintendo Switch Lite não rodar alguns jogos é o de não contar com todas as tecnologias do modelo padrão, como HD Rumble e câmera infravermelha. Além disso, como dito anteriormente, ele não possui joycons acoplados e que podem ser removidos. Dessa forma, não é possível, por exemplo, jogar títulos que exigem no mínimo dois jogadores em tela dividida e no mesmo console.
Apenas as versões padrão e OLED do Nintendo Switch contam com câmera infravermelha e HD Rumble.Fonte: GettyImages
Quais os jogos que não funcionam no Nintendo Swich Lite?
Abaixo, você confere uma lista com alguns jogos já lançado para a plataforma, e que não funcionam no modelo Nintendo Switch Lite:
1. Super Mario Party
Super Mario Party traz uma proposta de reunir amigos para competir em uma série de minigames com Mario e sua turma. Entretanto, você precisa dos joycons desacoplados para realizar uma série de movimentos durante as partidas.
Super Mario PartyFonte: Nintendo
2. Just Dance
Qualquer versão de Just Dance no Nintendo Switch utiliza os joycons para reproduzir os movimentos de dança. Diante da impossibilidade de remover os controles do aparelho, não é possível jogar o game da maneira tradicional. É possível driblar o problema usando o app Just Dance Controller, que não possui a mesma precisão e funcionamento adequado no aparelho portátil.
Just Dance.Fonte: Nintendo
3. Fitness Boxing 1 e 2
Para jogar Fitness Boxing 1 e 2 também é preciso usar os joycons para fazer os movimentos de boxe, como se eles fossem luvas.
Fitness BoxingFonte: Nintendo
4. Ring Fit Adventure
Ring Fit Adventure até pode ser reproduzido no Switch Lite. Entretanto, é uma das piores experiências possíveis. Isso porque, com a pequena tela do aparelho, é muito difícil ler tudo que é explicado na distância recomendada para jogar. Sem falar nas posições de certos exercícios, que só ficam realmente visíveis quando o console é conectado em uma TV.
Ring Fit Adventure.Fonte: Nintendo
5. Mario Tennis Aces
No game de tênis de Mario e sua turma, é preciso usar os joycons como raquetes para simular os movimentos dos personagens.
Mario Tennis Aces.Fonte: Nintendo
6. Nintendo LABO
O Nintendo LABO é outro exemplo de limitação na hora de ser reproduzido no Switch Lite. Isso porque algumas construções exigem que os joycons sejam acoplados às caixas de papelão, e assim criem a interação com os jogos reproduzidos na tela.
Nintendo LABOFonte: Nintendo
7. 1, 2 Switch
Como o nome sugere, 1, 2 Switch é um jogo que traz uma coletânea de minigames para dois jogadores. Como o console não conta com suporte para multiplayer local, muito por conta do seu joystick único, o game não funciona no aparelho.
1, 2 Switch.Fonte: Nintendo
8. Nintendo Switch Sports
O game, que é uma espécie de remake do clássico Wii Sports, exige que os esportes sejam reproduzidos com movimentos reais usando os joycons, um em cada mão.
Nintendo Switch SportsFonte: Nintendo
E na sua opinião, ainda sim vale a pena comprar um Nintendo Switch Lite? Conte para a gente nas redes sociais do Voxel!
--
Nintendo Switch Lite
Nintendo Switch Lite Azul
Esse Switch Lite é elaborado em um belo tom de azul com detalhes em branco