CD Projekt Red: criadora de Witcher 3 e Cyberpunk anuncia demissões

Por Giovana Pignati

26/07/2023 - 07:302 min de leitura

CD Projekt Red: criadora de Witcher 3 e Cyberpunk anuncia demissões

Fonte:  GettyImages 

Imagem de CD Projekt Red: criadora de Witcher 3 e Cyberpunk anuncia demissões no tecmundo

Nesta quarta-feira (26), a CD Projekt Red anunciou um plano de 'atualização organizacional', em que cerca de 100 funcionários serão dispensados — equivalente a 9% da empresa. Atualmente, a desenvolvedora de jogos está trabalhando em pelo menos três grandes projetos, incluindo um novo jogo da franquia The Witcher

A notícia foi revelada via um comunicado do CEO, Adam Kicinski, no site oficial da empresa. Ele afirma que, após “reformular o processo de desenvolvimento e incorporar metodologias ágeis”, a empresa está se concentrando em “refinar o formato” das equipes. “Não há uma maneira fácil de dizer isso, mas hoje estamos com excesso de pessoal”, diz Kicinski.

Segundo o executivo, alguns dos talentos não serão dispensados até terem finalizado as tarefas em seus respectivos projetos. No entanto, considerando as necessidades atuais, a empresa identificou que não terá funções para estes profissionais no próximo ano. 

Cena de The Witcher 3.Cena de The Witcher 3.

Apesar de que algumas demissões só serão realizadas no primeiro trimestre de 2024, a CD Projekt Red decidiu adotar uma abordagem mais transparente para que seus funcionários tenham tempo de se organizar e buscar novas oportunidades.

“Queremos que os membros da equipe tenham tempo suficiente para processar e se ajustar à mudança”, afirma o CEO. “(...) e também nos certificamos de oferecer a todos um pacote abrangente de rescisão”.

Mais de 50 funcionários já foram demitidos em 2023

Em maio, após uma reavaliação de seu jogo spin-off de The Witcher, chamado de Projeto Sirius, a empresa anunciou que demitiu 29 funcionários. As demissões afetaram os desenvolvedores de The Molasses Flood — estúdio responsável por The Flame in the Flood (2017), adquirido em 2021 pela CD Projekt.

Em maio, a empresa anunciou a demissão de 59 funcionários.Em maio, a empresa anunciou a demissão de 59 funcionários.

A desenvolvedora ainda anunciou a decisão de encerrar o suporte para Gwent, o jogo eletrônico free-to-play de cartas colecionáveis da franquia The Witcher, levando à demissão de mais 30 funcionários. Não ficou claro se o total de 100 membros demitidos, anunciado pelo CEO, inclui as dispensas realizadas até aqui. 

Veja também: Jogo Cyberpunk aclamado está com menor preço na Steam e tem demo grátis

Atualmente, a CD Projekt Red está trabalhando em pelo menos três grandes projetos, sendo um novo jogo para a franquia The Witcher (Projeto Polaris), um novo jogo de Cyberpunk (Projeto Orion) e uma franquia totalmente nova (Projeto Hadar).


Por Giovana Pignati

Especialista em Redator


Veja também


Fontes

Voxel é o canal de jogos do TecMundo com notícias de lançamentos, análises, rumores sobre o mercado, dicas e promoções.