Jogadores de diferentes partes do mundo relataram nos últimos dias que a Ubisoft estaria deletando contas inativas. A medida estaria afetando inclusive os perfis com jogos comprados na loja interna da empresa.
Publicações de usuários no Twitter e no Reddit trazem capturas de tela de e-mails da desenvolvedora. A mensagem informa a suspensão temporária de uma conta e o seu encerramento completo depois de um período de inatividade.
UBISOFT closes your account if you haven’t logged in for some time.
— AntiDRM?? (@PC_enjoyer) July 19, 2023
You will lose all your games purchased forever. pic.twitter.com/exC78bUt93
"Você vai perder para sempre todos os seus games comprados", alerta o usuário @PC_enjoyer. Em um caso relatado pelo site PCWorld, um jogador de apelido Tor teve a conta deletada e também perde seus conteúdos adquiridos — a companhia enviou apenas um aviso prévio via e-mail para o jogador, que não viu a mensagem por ela ter caído em um filtro de spam.
O que diz a Ubisoft
Em resposta à polêmica, que viralizou nas redes sociais no último fim de semana, a Ubisoft confirmou que pode deletar contas inativas. A empresa, no entanto, detalhou como e quando esse tipo de procedimento acontece.
Segundo a desenvolvedora, a companhia não fecha automaticamente contas paradas de jogadores, nem perfis com jogos comprados vinculados à conta ou assinantes da Ubisoft+.
Além disso, a empresa garante que é possível suspender o encerramento da conta ao clicar em um link presente no e-mail em até 30 dias após o envio da mensagem. Essa ação confirma que você ainda gostaria de manter o perfil, tirando na hora o seu nome da lista de suspensões.
Hey there. We just wanted to chime in that you can avoid the account closure by logging into your account within the 30 days (since receiving the email pictured) and selecting the Cancel Account Closure link contained in the email. We certainly do not want you to lose access to…
— Ubisoft Support (@UbisoftSupport) July 20, 2023
De acordo com as diretrizes da empresa, são marcadas como inativas apenas contas sem atividade por quatro anos ou mais. O caso relatado pela PCWorld, portanto, seria uma exceção e uma falha nos sistemas que deve ser verificado posteriormente.
Questões de privacidade
Entretanto, em alguns casos raros e que estão previstos nos Termos de Uso da plataforma, a empresa "pode imediatamente fechar perfis inativos para cumprir legislações de proteção de dados" ou então para "manter a base de dados" removendo contas há muito tempo sem movimentação.
O motivo principal para essa suspensão de perfis é a GDPR, a lei de proteção de dados em vigor na União Europeia, que protege consumidores da coleta irresponsável ou excessiva de dados pessoais. Essa legislação é uma das bases da LGPD, a Lei Geral de Proteção de Dados do Brasil.
"Nós certamente não queremos que você perca acesso aos seus jogos ou conta", diz a mensagem da companhia. A empresa também sugere aos jogadores com dúvidas ou problemas entrar em contato pelos canais de suporte no site oficial.
Apesar de explicar os motivos e listar as condições para que uma conta receba o aviso de apagamento, a Ubisoft foi bastante criticada pelo público nas redes.
Posicionamento da Ubisoft Brasil
Em comunicado enviado ao Voxel, a Ubisoft Brasil detalhou como funciona o sistema de exclusão de contas. A companhia ressaltou que o usuário recebe um aviso antes de o perfil ser deletado por inatividade e que nunca excluiu uma conta do tipo com menos de quatro anos. Confira a seguir:
"Por muitos anos, temos implementado o processo de exclusão de contas em conformidade com os requisitos do GDPR - General Data Protection Regulation (artigo 5.1 sobre a obrigação de limitar o período de retenção de dados). Nossas políticas estão alinhadas com os requisitos legais e com os padrões do setor. Esta medida também é uma forma de proteger para nossos jogadores contra fraudes.
A exclusão de contas segue um processo muito rigoroso. Por isso, levamos em consideração os quatro critérios a seguir antes de excluir qualquer conta:
- Atividades de jogo da conta desde a sua criação
- Bibliotecas das contas: contas que incluem jogos de PC comprados não são elegíveis para exclusão
- Inatividade da conta. Ou seja, o último login em nosso ecossistema (incluindo jogos da Ubisoft no Steam e outras plataformas)
- Existência de uma assinatura ativa vinculada à conta
Na prática, até hoje, nunca excluímos contas inativas há menos de 4 anos
De qualquer forma, antes que a exclusão seja permanente, três e-mails são enviados ao usuário em um período de 30 dias oferecendo a restauração de sua conta. Além disso, se o usuário tentar fazer login durante a janela de 30 dias, receberá automaticamente um aviso e um link para reativar sua conta."