Quando foi lançado em junho deste ano, Diablo IV teve uma recepção extremamente positiva com os críticos e seus fãs, mas uma atualização recente parece ter mudado esse rumo positivo do jogo. O patch 1.1 de Diablo IV, o maior desde a chegada do game, foi disponibilizado nesta semana para mudar bastante coisa em preparação para o início da primeira temporada do título, só que essas mudanças foram o contrário do esperado pelos jogadores.
As notas do patch em questão são bem longas, mas o resumo é que a atualização nerfou diversas formas para ganhar experiência, builds focadas em acertos críticos, o debuff de vulnerabilidade e alguns aspectos gerais do Mago. Além disso, a área Helltide (disponível apenas no endgame) ficou mais difícil e o custo de seus baús também ficou mais caro.
É claro que não demorou para os jogadores demostrarem sua insatisfação com essas mudanças, com muitos recorrendo às redes sociais ou plataformas mais dedicadas como o Reddit.
Jogadores de Diablo 4 reclamam de atualização
De acordo com muitos desses fãs, a Blizzard simplesmente piorou os aspectos do jogo que estavam funcionando bem e não corrigiu o que estava realmente ruim. Uma das reclamações mais recorrentes é que a atualização deixou Diablo IV bem mais lento por conta da mudança no ganho de XP e pela redução de dano de diversas builds usadas até então.
O usuário do Twitter conhecido como MattGoesBuck demonstrou isso na postagem abaixo:
Barely made it through a solo tier 52 nightmare. These patches are kinda rough. Pretty much have to fully rebuild this. Self healing is almost not there, Im doing like 60% less damage than I normally would be, my vulnerable damage has almost been cut in half, my attack power… pic.twitter.com/vTOGAwrpXb
— MattGoesBuck (@MattGoesBuck) July 18, 2023
Vale mencionar que a User Score de Diablo IV no Metacritic (a nota dada pelos jogadores) caiu consideravelmente após o patch 1.1. Atualmente, essa nota está com uma média de 2.4, enquanto a dos críticos permanece na média de 86, já que eles não podem mudar reviews já enviados ao site. Considerando que o update piorou tanto o jogo pouco antes do começo da primeira temporada, o evento mais esperado desde o lançamento do jogo, não tinha como se esperar uma reação diferente dos fãs.
Em uma maneira de mostrar a insatisfação, muitos fãs deram notas baixas para o jogo no MetacriticFonte: Metacritic/Reprodução
Resposta da Blizzard
A empresa já respondeu essas críticas, dizendo que está ciente da reação da comunidade e que tem planos para discutir o update e esse feedback dos jogadores em breve. Ao que tudo indica, a Blizzard já está revertendo algumas das mudanças em um hotfix que deve ser liberado o quanto antes, mas ainda não se sabe o que será mantido. Também há uma promessa de que os jogadores de Mago terão novas possibilidades de build em breve, o que seria o mínimo para um das classes que foi nerfada especificamente neste patch.
É claro que agora os jogadores ficam reféns da Blizzard, então apenas essas demonstrações de insatisfação podem ajudar a mostrar que a empresa não tomou as melhores decisões para Diablo IV. Como a equipe de desenvolvimento já se demonstrou aberta ao diálogo e a reverter certas mudanças, há esperanças de que as melhorias sejam feitas ainda antes do início da temporada. O jeito é esperar pelo melhor.
Diablo 4 pode ser jogado no PC e consoles PlayStation e Xbox. A Temporada dos Malignos, que abre os conteúdos pós-lançamentos do game, já está disponível.
Fontes