Anteriormente conhecido como "Projeto Leonardo", o novo controle acessível da Sony atenderá as necessidades de jogadores com deficiências motoras diversas. Nomeado oficialmente como Access Controller, o periférico é modular e amplamente personalizável, chegando ao mercado para acirrar a concorrência com a Microsoft — que já possui o Xbox Adaptive Controller. Será que essa "competição do bem" trará bons frutos?
Segundo o Playstation Blog, o controle foi desenvolvido em colaboração com especialistas em acessibilidade, visando garantir melhor conforto aos usuários. Para isso, ele foi equipado com uma ampla variedade de botões intercambiáveis e tampas de analógico, que possibilitam criar layouts específicos para cada amplitude de movimento e respectivas necessidades físicas.
Além disso, os jogadores podem usar o controle em superfícies planas, rotacioná lo em 360° ou prendê-lo facilmente a um suporte ou tripé AMPS. Eles também podem ajustar a distância do analógico do controle.
Descrição da Imagem: Controles do PS5.Fonte: Playstation Blog
Remapeamento de botões e perfis de controle
O controle apresenta uma infinidade de maneiras para os jogadores criarem configurações de interface personalizadas e ajustes que desbloqueiam novas maneiras de jogar.
No PS5, os jogadores podem selecionar sua orientação preferida para o Access Controller, mapear diferentes entradas para os vários botões, ativar e desativar botões, ou até mesmo mapear duas entradas diferentes no mesmo botão. Eles também podem criar e armazenar seus perfis de controle favoritos para diferentes jogos ou gêneros (como "combate" ou "dirigir").
Descrição da Imagem: Menu de mapeamento de controle do PS5.Fonte: Playstation Blog
Emparelhamento do controle e ajustes analógicos
Até dois Access Controllers e um controle sem fio DualSense (ou DualSense Edge) podem ser usados juntos como um único controle virtual, permitindo que os jogadores misturem e combinem dispositivos ou joguem em colaboração com outros.
Semelhantemente ao DualSense Edge, os jogadores também podem ajustar a posição inicial e a sensibilidade da entrada dos inputs. A capacidade de ajustar as zonas mortas (a distância que o stick analógico se move antes de ser reconhecido em um jogo) e a sensibilidade do analógico são particularmente úteis para os jogadores melhorarem seu controle motor fino durante o jogo.
Descrição da Imagem: Menu do PS5.Fonte: Playstation Blog
O controle também possui um modo de alternância, que permite aos jogadores ajustar o comportamento de qualquer botão para funcionar como uma tecla de trava. Por exemplo, se você ativar o modo de alternância para o comando de aceleração em um jogo de corrida, o controle acelerará o carro sem que você precise manter o botão pressionado.
Descrição da Imagem: Gameplay de um jogo de corrida com a câmera em primeira pessoa.Fonte: Playstation Blog
Aqui no Voxel, estamos muito animados para saber como o controle funcionará na prática! Com lançamento previsto para o dia 6 de dezembro deste ano, Access Controller promete ainda mais possibilidades de jogatinas ainda mais inclusivas, abraçando cada vez mais todo tipo de necessidade específica. Além disso, também reforça o interesse da Sony em atingir o público de gamer PCD em todas as frentes, tanto em seu software quanto em seus produtos.
Sem data específica mencionada, as pré-vendas para o Acess Controller devem começar em breve.
Fique ligado no Voxel para conhecer mais novidades como essa!
Controle DualSense Playstation 5
A quinta edição do console da Sony chega mais moderno do que nunca, com ótimos recursos, compatibilidade e um design futurista.
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