A aquisição da Activision pela Microsoft enfrenta um longo escrutínio de órgãos regulatórios de comércio ao redor do mundo, devido ao seu tamanho e ao impacto que terá na indústria. Agora, logo depois de uma importante vitória contra a FTC, a dona do Xbox pode enfrentar uma nova investigação no Reino Unido.
A informação vem da Autoridade para Competição e Mercado, mais conhecida pela sua sigla em inglês: CMA. Esse é o órgão governamental que barrou o acordo no Reino Unido em abril por preocupações sobre a competitividade do mercado de games na nuvem.
Bobby Kotick, atual CEO da Activision Blizzard.Fonte: GettyImages
Com a aquisição conseguindo caminhar adiante nos Estados Unidos, a CMA e Microsoft pausaram sua briga para entrar em novas negociações. Numa declaração ao site The Verge, as autoridades enfatizaram que essas discussões estão apenas começando, e que se a Microsoft optar por reestruturar o contrato da aquisição, isso pode resultar em uma nova investigação:
"Embora as partes envolvidas na fusão não tenham a oportunidade de propor novas soluções após a emissão do relatório final, elas podem optar por reestruturar o negócio, o que pode levar a uma nova investigação de fusão," explica Billy Proudlock, assessor de mídia da CMA.
Foco da CMA está na nuvem
A decisão que a autoridade do Reino Unido menciona em sua declaração tem a ver com a preocupação da CMA em relação aos jogos por streaming e a competitividade na nuvem.
O órgão regulatório acredita que a Microsoft "já desfruta de uma posição poderosa e de vantagem sobre outros concorrentes em jogos em nuvem e este acordo fortaleceria essa vantagem". É este posicionamento que "permanece", segundo a declaração mais recente da CMA:
"Enquanto as duas partes pediram por uma pausa no apelo da Microsoft para permitir que essas discussões aconteçam, a decisão da CMA definida em seu relatório final ainda permanece."
Phil Spencer, chefe da divisão Xbox na Microsoft.Fonte: GettyImages
Agora a Microsoft terá que negociar muito para diminuir a preocupação da CMA sobre seu posicionamento acerca dos jogos em nuvem, buscando evitar a restruturação do acordo de aquisição e uma nova, subsequente, investigação.
Fontes
Categorias