Sea of Stars: sucessor espiritual de Chrono Trigger é bom? Veja impressões

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Imagem: Steam

Sea of Stars certamente vem chamando a atenção de diversas pessoas ao redor do globo, especialmente aqueles que se divertiram com os RPGs da geração 16 bits. Faltando poucos meses para o seu lançamento, o game enfim ganhou uma demonstração gratuita na versão destinada ao PC.

Se você está acompanhando as notícias e ficou curioso para saber o que lhe aguarda por aqui, a equipe do Voxel dedicou um tempinho explorando o que essa prévia tem a oferecer e compartilha algumas opiniões a seguir.

Começando com o pé direito

A demonstração de Sea of Stars que foi liberada na Steam não era muito grande, sendo possível concluí-la rapidamente. Entretanto, ela já mostra, com competência, uma pequena parcela daquilo que estará na versão final do game.

Já de cara, temos a oportunidade de definir quem será o líder do grupo: Valere ou Zale. Neste trecho, já é dito que existe a possibilidade de trocar quem vai assumir o manto de guia nessa jornada posteriormente. No entanto, o jogo não deixa claro se isso será apenas com a dupla de protagonistas ou também com os demais membros do grupo (em uma vibe parecida com a vista em Final Fantasy III).

Neste trecho da demonstração, a dupla, juntamente com o amigo e cozinheiro Garl, precisa passar por um trecho montanhoso onde já temos uma ideia de como serão as partes de exploração do game. O grupo pode andar por diversos pontos escalando ou pulando de encostas, o que possivelmente vai exigir olhos bem atentos para não deixar passar nenhum baú ou segredo.

Apesar desse trecho montanhoso não ser muito grande, ele traz algumas porções de batalha, e já podemos adiantar que é nesse ponto que Sea of Stars brilha trazendo conceitos vistos em alguns clássicos de Super Nintendo e outras ideias originais.

Ponto forte nas batalhas

Essa primeira sessão da demonstração também dá a oportunidade de participar de algumas batalhas, e desde já podemos dizer que esse será um dos pontos fortes do game, especialmente depois que você domina alguns detalhes cruciais.

O primeiro ponto a ser dito é que o game não deixa claro, até que você acesse o menu Como Jogar, que possui uma mecânica de timing para as ações idênticos aos vistos em Super Mario RPG: The Legend of the Seven Stars. O jogo também traz a possibilidade de elevar um atributo específico ao subir de nível) — aliás, a demo está toda em português do Brasil, e falaremos mais sobre a tradução posteriormente.

Tanto no ataque quanto na defesa, se você pressionar o botão de ação no momento certo pode desferir um ataque extra ou reduzir o dano tomado. No caso do bloqueio, isso vale tanto para investidas normais quanto para magias.

Por falar em magias, eis aqui mais um ponto que deixa o game bem próximo do RPG estrelado por Mario. Muitos dos movimentos vão exigir que você realize alguma ação adicional, como manter um botão pressionado para aumentar o poder do movimento ou apertá-lo várias vezes no momento certo para dar mais acertos.

Não podemos deixar de mencionar que Sea of Stars também pega uma ideia de sua maior referência, Chrono Trigger, com as técnicas combinadas. Aqui, elas são ativadas conforme o número de pontos que você possui na barra de Combo, que acumula no máximo três cargas. Ela aumenta conforme os personagens atacam, e podem liberar movimentos de ataque e até mesmo de cura.

Entretanto, nem tudo se resume a pegar emprestado conceitos já existentes. Sea of Stars traz duas ideias originais: a possibilidade de absorver parte do poder derrubado pelos inimigos para ampliar a força de um personagem no movimento seguinte e o sistema de cancelamento adversário. Este último funciona ao usar golpes com os mesmos indicadores que aparecem na barra acima do inimigo antes que o número do marcador zere — e, acredite, isso é bem útil contra chefes.

Exploração e outras mecânicas

Este pequeno trecho do game também dá a chance de explorar Brisk, uma das vilas que teremos no game. É nela que acabamos interagindo com alguns NPCs e até mesmo ativando um evento específico que nos guia até a única dungeon disponível na demonstração.

A cidade é ligeiramente grande e, apesar de alguns trechos estarem inacessíveis, mostra que muitos pontos serão livres para exploração. Em Brisk, dá para andar não apenas pelas ruas principais, mas até pelo teto das construções e no mar que fica próximo à costa (que inclusive leva os mais exploradores a uma loja secreta).

Deixando a cidade e partindo pelo mapa mundi, ainda dá para passar por um lago, onde podemos aprender sobre a mecânica de pesca, que aparentemente terá parte importante no game completo. A demo também traz um calabouço, a Abandoned Wizard's Dungeon, onde você terá mais opções de batalha, uma quest opcional e o confronto contra um chefe.

É dentro dela também que você vê que o sistema de save vai proporcionar bons momentos de interação entre os membros do grupo, já que você pode conversar com todos. Reserve um momento para falar com Teaks, pois ela é uma historiadora que pode algumas histórias capazes de entreter os mais curiosos (a única disponível nessa demonstração tem uma vibe mais de terror).

O acampamento também permite utilizar as habilidades de Garl para cozinhar, o que é importante para gerar receitas capazes de recuperar o MP e o HP dos aliados em proporções variadas conforme os ingredientes utilizados.

Fechando essa demonstração, temos que falar a tradução feita pelo time de produção. Ela apresenta uma qualidade ótima, inclusive com linguajar mais coloquial para os personagens em alguns momentos. Ao menos nesse trecho, não percebemos nenhum erro de concordância ou mesmo digitação, o que nos leva a crer que, no fim das contas, Sea of Stars tem de tudo para ser um ótimo RPG.

Ligações com Chrono Trigger

Muito foi falado sobre Sea of Stars ter sido inspirado por Chrono Trigger, e já na demonstração temos algumas provas disso:

  • Na cidade de Brisk, na área externa, um personagem está fazendo uma pintura que não se parece em nada com o modelo que está a sua frente. Em vez disso, temos um ser de cabelo vermelho, cachecol amarelo e uma camisa azul (sem muito esforço, uma alusão a Crono);

(Fonte: YouTube/Reprodução)(Fonte: YouTube/Reprodução)Fonte:  YouTube 

  • O ponto de save do acampamento lembra bastante o momento de Chrono Trigger em que Crono e outros personagens estão em volta de uma fogueira;
  • Uma das áreas presentes na demo é Coral Cascades. Mesmo sem estar acessível, há uma mensagem dizendo que Yasunori Mitsuda, compositor de Chrono Trigger, deu vida à faixa que será executada ali (e você pode ouvi-la enquanto está parado perto dessa área);
  • Assim que acessa o mapa mundi pela primeira vez, alguns pássaros cruzam o céu da mesma forma como no início de Chrono Trigger.

E você, jogou a demo de Sea of Stars? O que achou do game? Compartilhe a sua opinião com os demais leitores utilizando as nossas redes sociais.

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Fontes

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