A Microsoft, particularmente sua divisão de games Xbox, está apostando mais do que nunca em projetos de jogos independentes. Com um setor específico para auxiliar os desenvolvedores independentes, o ID@Xbox, a marca criou até iniciativas específicas como o Developer Acceleration.
O programa é liderado por James Lewis, líder sênior do Programa de Parceiros Criativos da Xbox, que concedeu uma entrevista ao Voxel durante o Big Festival 2023. No papo, Lewis falou sobre o porquê jogos indies estão fazendo tanto sucesso, a importância deles no mercado de games e sobre o futuro destes títulos no Xbox.
O executivo conta que a popularidade de projetos independentes na última década é um reflexo do crescimento e amadurecimento da indústria. Com o aumento do público, não foram só os AAA que se beneficiaram, mas também as ideias que saíram do papel com pouco dinheiro.
Estande de Xbox no Big Festival 2023
“[Os jogos indies são populares] porque são eles que fazem as inovações acontecerem quando apresentam novas mecânicas. Isso acontece especialmente quando vemos mais desenvolvedores entrando no mercado e contando histórias que não vimos e que importam para mais públicos”, argumenta.
Questionado especificamente sobre a quantidade de indies do gênero plataforma, Lewis responde que as pessoas gostam e têm nostalgia, além de ser um estilo que os programadores conseguem trabalhar com mais facilidade.
“Mas os desenvolvedores também estão fazendo bastante visual novels, por exemplo. E na verdade eles estão usando as ferramentas e as expertises que elas têm para compartilhar histórias”, diz.
O programa ID@Xbox
Aproveitando o perfil indie do Big Festival, a Xbox participou do evento fazendo conferências e reuniões principalmente sobre o ID@Xbox Developer Acceleration. Anunciado em março deste ano e já com parceiros brasileiros, ele tem o objetivo de ajudar times de desenvolvedores sub-representados como a comunidade negra, mulheres e pessoas LGBTQIA+.
Os participantes conseguem além de financiamento, auxílio sobre como estruturar o projeto, questões de marketing, ciclo de vida do game e mais.
“Não falamos sobre os detalhes dos negócios e montante de valores [investidos nos estúdios indies]. Mas eu diria que olhamos questões como a complexidade do projeto. Qual o tamanho? Tem multiplayer? Qual a engine que usa? E daí a ideia é fazer o possível para que a ideia seja um sucesso. Não nós exigimos exclusividade e nem retorno do dinheiro investido”, explica Lewis.
Ademais da defesa dos próprios jogos indies em si, o representante da Xbox ressaltou sobre a importância de ajudar pessoas que querem entrar no mercado de games e fazem parte de alguma minoria. Neste sentido, ele ressalta que a iniciativa é essencial para empoderar esses devs e fazer com que suas ideias alcancem públicos maiores na plataforma Xbox.
“Pensemos sobre filmes. Existem muitos filmes gigantes, os blockbusters, mas tem muitos filmes independentes também. E esses filmes independentes contam histórias únicas e vão para lugares que grandes orçamentos não vão por algum motivo. Este é o papel dos desenvolvedores indies. Eles estão fazendo mais por mais tipos de representações [de pessoas]”.
James Lewis também salientou como serviços como o Xbox Game Pass ajudam neste ciclo, já que eles eliminam barreiras e dispensam a necessidade de ter pagar a mais para usar um produto. “Quando as pessoas podem testar livremente algo que já é parte de alguma assinatura, elas estão mais dispostas a arriscar. É como encontrar um documentário muito diferente na Netflix. Talvez eu não fosse ao cinema ver, mas eu adorei quando assisti pelo serviço”.
Futuro dos indies no Xbox
Os jogadores de Xbox já tem data marcada para ver um vislumbre do futuro dos indies: 11 de junho, quando será realizada mais uma edição do ID@Xbox Showcase. O Voxel perguntou se Lewis poderia dar um breve spoiler sobre o evento, mas ele afirmou que não sabia o que acontecerá porque ele e a equipe estão focados na presença no Big Festival.
“Mas os fãs podem esperar ver mais sobre os desenvolvedores independentes, sobre o Developer Acceleration Program e muitos trailers. O que queremos é mostrar o brilho destes desenvolvedores e os jogos legais que virão por aí”, disse.
E a aposta da Microsoft nos indies se mostrou acertada e resultou em cases como o de High on Life, que foi o single-player de maior sucesso de 2022 no Game Pass. O líder sênior do Programa de Parceiros Criativos da Xbox defendeu que isso mostra como o público está aberto a novas experiências e disposto a “jogar jogos com conceitos legais”.
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