A Microsoft fez planos para comprar a Square Enix, um dos estúdios orientais mais populares da atualidade. Os documentos entregues pela dona do Xbox à Federal Trade Comission (FTC), como parte do processo da Activision Blizzard, revelaram os planos.
De acordo com um documento datado de 2019, a Microsoft queria adquirir a produtora japonesa por conta de três de seus principais jogos: Final Fantasy, Dragon Quest e Tomb Raider. Entretanto, a negociação também visava a aquisição em algumas séries secundárias, como Deus Ex e Kingdom Hearts, desenvolvida em parceria com a Disney.
A ação, apelidada internamente como Project Phoenix, teve como principal catalisador a tentativa de se fazer mais presente no mercado asiático, onde a Square Enix possui bastante aceitação com muitas de suas franquias, especialmente as de RPG. Os jogos para smartphones também estavam nos planos, pois a Microsoft acreditava que isso poderia aumentar a adoção do Game Pass em dispositivos móveis.
No entanto, há uma chance de que essa negociação tenha se tornado menos prioritária para a Microsoft — ou até mesmo completamente descartada. No ano passado, a Square Enix vendeu muitas de suas propriedades para a Embracer Group.
Negociações podiam envolver 17 produtoras
Ainda nesta semana, outros planos de aquisição da Microsoft também foram revelados pelo processo da FTC. A dona do Xbox também tinha interesse em adquirir outras produtoras, como Sega, Bungie e IO Interactive. Além disso, a companhia ainda possui uma "lista de desejos" com produtoras que geram interesse para o crescimento do Game Pass.
Vale lembrar que, ainda que muitos desses projetos sejam relativamente antigos, nada impede que a empresa de Bill Gates ainda tenha interesse em fechar algumas das compras que foram planejadas há algum tempo. Entretanto, nenhuma informação oficial foi divulgada até aqui.
Já sobre a compra da Activision Blizzard, é sabido que a Microsoft tem até o mês de julho para finalizar a negociação. Porém, está confiante de que essa ida ao tribunal pode ser benéfica para o processo.
Fontes
Categorias