A Microsoft parece estar de olho em vários estúdios nos últimos tempos. Após o fim dos trâmites da aquisição da Activision Blizzard, que está sendo julgada, a companhia pode seguir com mais compras.
Um documento vazado mostrou uma "lista de desejos" da dona do Xbox.A relação mostra empresas como a Hello Games, de No Man's Sky, e o Team Cherry, de Hollow Knight, como algumas potenciais candidatas a futuras aquisições. Aparentemente, a ideia seria adquiri-los para fortalecer o catálogo de exclusivos do Xbox e do Xbox Game Pass, seu serviço de games por assinatura.
A informação foi revelada recentemente, quando vieram a público mais documentos do julgamento do Federal Trade Commission (FTC) a respeito da compra da Activision Blizzard King pela Microsoft.
Quais estúdios o Xbox pensa em comprar?
Além dos já citados Hello Games e Team Cherry, vários outros estúdios estavam na mira da MS. Já praticamente da casa, o Moon Studios, de Ori and the Blind Forest e Ori and the Will of the Wisps, também figura na lista ao lado do Hazelight Studios, dos aclamados A Way Out e It Takes Two.
Documento mostra lista de estúdios que a Microsoft cogitou adquirir para fortalecer seu catálogo de jogosFonte: Microsoft/Reprodução
Outro nome interessante é o Ember Lab, de Kena: Bridge of Spirts. O título de ação e aventura chegou com exclusividade ao PlayStation e chamou a atenção da comunidade, que esperava ver o jogo no Xbox. A presença do Mundfish, de Atomic Heart, também se destaca. O game dominou a internet em seu lançamento e recebeu críticas bastante positivas.
Estúdios na mira do Xbox
A seguir, você confere a lista com os estúdios de desenvolvimento de jogos que a Microsoft cogitou comprar para o Xbox:
- A44 — Ashen, Saltpeter
- Bonfire Studios — Project Torch
- Counterplay Games — Godfall, Thronemaster
- Dreamhaven — projeto ainda não divulgado
- Ember Lab — Kena: Bridge of Spirits
- Facepunch Studios — Rust
- Fatshark — Vermintide, Vermintide 2
- Ghost Ship Games — Deep Rock Galactic
- Hazelight Studios — A Way Out, It Takes Two
- Heart Machine — Solar Ash, Hyper Light Drifter
- Hello Games — No Man's Sky, Joe Danger
- Moon Studios — série Ori, Forsaken
- Mundfish — Atomic Heart
- Proletariat — Spellbreak
- Striking Distance Studios — The Callisto Protocol
- Team Cherry — Hollow Knight
Ainda que a lista seja antiga, de 2021, nada impede que a Microsoft ainda esteja de olho em comprar alguns destes — e quem sabe outros — estúdios no futuro próximo. Durante o julgamento, Phil Spencer, o chefão do Xbox, reforçou a importância de lançar jogos AAA e exclusivos para atrair público interessado em investir nas plataformas da Microsoft.
Além destas produtoras, também chegou a conhecimento público que a Microsoft demonstrou interessem em adquirir outros estúdios como a SEGA, a IO Interactive e a Bungie, que acabou sendo adquirida pela PlayStation.
Fontes