Verdade seja dita: a gente já se impressionava com os visuais dos jogos na boa e velha época do PS3 e do Xbox 360. Talvez até mesmo com os da geração anterior, quando pensávamos que não tinha como melhorar. Mas melhorou — e muito — graças a motores gráficos como a Unreal Engine 5, da Epic Games.
Agora, estúdios conseguem desenvolver jogos com gráficos tão realistas que passam facilmente por gravações do mundo real. E não apenas por conseguirem gerar personagens fotorrealistas, mas também por todo o conjunto de características do motor gráfico, como efeitos de iluminação e partículas de última geração.
As demos com melhores gráficos da Unreal Engine 5
Para melhor ilustrar exemplos, o Voxel listou algumas das demos com visuais mais absurdos gerados na Unreal Engine 5 para você conferir o que nos espera para os próximos anos no mundo dos games!
1. A caverna
"The Cavern", demo cinematográfica criada pelo The Coalision, estúdio por trás dos mais recentes títulos da série Gears of War, mostra todo o poder da UE5.
Com dezenas de milhões de polígonos renderizados em tempo real, a Unreal Engine 5 mostra no vídeo o nível de detalhes gráficos que consegue gerar em PCs e consoles de última geração, como o PlayStation 5 e o Xbox Series X|S.
2. The Matrix Awakens
A demo jogável "The Matrix Awakens" foi criada pelo mesmo time responsável pelo último filme da franquia, e permite aos jogadores experimentar um pouquinho do poder da UE5. Com cenas cinemáticas extremamente realistas, visual caprichado e sequências de tirar o fôlego, a demonstração possibilita mergulhar no mundo da Matrix e explorar a realista cidade em mundo aberto.
3. Demo Metahuman de Hellblade 2: Senua's Saga
O nível de fotorrealismo da UE5 é tão absurdo que o vídeo acima poderia facilmente passar por uma cena gravada por uma atriz no mundo real. Mas, acredite, tudo o que você viu ali foi criado e renderizado no motor gráfico da Epic Games. Dos poros no rosto aos reflexos do sangue, os detalhes no modelo de Senua impressionam bastante.
4. Fotorrealismo da UE5.2
Durante sua apresentação na edição deste ano da Game Developers Conference (GDC), a Epic Games deu uma demonstração do que podemos esperar das próximas versões da Unreal Engine 5.
Durante o painel, algumas sequências foram exibidas, deixando claro que em breve será cada vez mais difícil perceber o que é gravação do mundo real e o que é cena de video game. As ferramentas disponibilizadas para os desenvolvedores permitem gerar visuais incrivelmente detalhados e realistas — e a gente mal pode esperar para explorar cenários como estes.
5. Estação Etchu-Daimon
Não, o vídeo acima não é uma gravação. Criada na UE5 pelo artista Lorenzo Drago, a demo Etchu-Daimon Station recria a estação de trem japonesa homônima e impressiona demais pelo nível de detalhes e fotorrealismo.
Não fosse pelo finalzinho, quando tudo começa a ficar mais trevoso e assustador, daria facilmente para dizer se tratar de uma gravação feita no Japão com um celular.
6. Iluminação e geometria
Criado na Unreal Engine 5 pelo artista AnuarFigueroa3D, o projeto "The Path" mostra o quão detalhados podem ser os cenários gerados no motor gráfico. Das texturas às folhas individuais das árvores, passando pelo impecável efeito de iluminação, a cena toda é tão realista que não parece uma renderização.
7. Arquitetura e clima
Utilizando o Archviz ou Architectural Visualization (Visualização Arquitetônica), a UE5 possibilita aos desenvolvedores criar não apenas estruturas complexas e personagens fotorrealistas.
O vídeo acima, do canal WaveFunction VR, mostra que ela também permite gerar mudanças climáticas que simulam muito bem as do mundo real. Efeitos como os de chuva e os de neblina, por exemplo, parecem reais.
8. Tech demo "next-gen" oficial
Neste video antigo de apresentação da UE5, liberado há dois anos, já dava para compreender o potencial do motor gráfico, neste caso rodando no PS5. Enquanto o Lumen tratava de criar efeitos de iluminação e sombras bastante realistas, o Nanite ficava a cargo de gerar desenhos geométricos extremamente detalhados.
Menção honrosa: Tóquio estilo anime
Criada pelo artista Yan Ru, a demo "Unreal Engine 5 Anime Tokyo" mescla cenários bastante realistas em uma fiel recriação de Tóquio, mas com personagens na estética de anime.
Os interessados em conferir em primeira mão esta incrível demonstração na UE5 podem baixá-la e explorar a recriação virtual da cidade japonesa em casa, e sem pagar nada.
Visual caprichado
Como vimos, a Unreal Engine 5 segue mostrando cada vez mais o seu potencial de criar gráficos absurdamente realistas. Em breve, a tendência é o lançamento de projetos com visuais tão parecidos com o que vemos no mundo lá fora, que será difícil perceber o que é real e o que é gerado no computador.
Se já é difícil diferenciar uma cutscene de jogo de uma cena de filme, imagine daqui a uma década, quando a tecnologia estiver ainda mais avançada!
Categorias