Steam: comprar e vender conta é ilegal?

2 min de leitura
Imagem de: Steam: comprar e vender conta é ilegal?
Imagem: Steam

Você não precisa ir muito longe em buscas no Google para encontrar diversas pessoas dispostas a vender contas no Steam. Os preços podem variar conforme o número de jogos, tempo da conta e por aí vai, indo de valores mais modestos a alguns milhares de reais.

Ainda que as ofertas sejam numerosas, a pergunta que fica no ar é: será que essa prática é legal? O que a Valve, responsável pelo Steam, tem a dizer sobre isso? É exatamente sobre esses tópicos que falaremos a seguir.

Afinal, posso vender minha conta do Steam?

Se você chegou até aqui em busca dessa resposta, de maneira direta: não, você não pode vender a sua conta do Steam para outra pessoa em hipótese alguma, pois isso vai contra as diretrizes propostas pela plataforma da Valve.

"Contas do Steam não podem ser compradas ou vendidas. Uma conta é para uso pessoal de seu criador apenas. Quando o time de suporte percebe que uma conta foi vendida, ela é bloqueada permanentemente esteja ou não em posse do comprador, ou vendedor", diz uma mensagem na própria Central de Ajuda da loja da Valve.

Vale lembrar que essa medida não é adotada apenas pelo Steam, já que outros serviços similares também não permitem comercializar contas.

Venda de contas é proibida pela Valve, por isso evite comprar uma. (Fonte: Steam/Divulgação)Venda de contas é proibida pela Valve, por isso evite comprar uma. (Fonte: Steam/Divulgação)Fonte:  Steam 

Problemas de comprar uma conta

Por mais que possa parecer tentador comprar uma conta do Steam com diversos jogos, por um preço bem atrativo, saiba que as consequências por fazer são grandes e você pode acabar no prejuízo.

A própria Valve reforça que comprar e usar uma conta que não é sua pode trazer como consequência o fato de perder o acesso a essa conta a qualquer momento, sem a possibilidade de recuperá-la. Dessa forma, todos os jogos presente nela serão bloqueados para sempre, bem como suas informações de partidas e qualquer coisa obtida durante a gameplay.

Outro ponto importante mencionado pela própria companhia de Gabe Newell é que, caso esteja usando uma conta que foi comercializada, o melhor a fazer e deixá-la de lado quanto antes.

"Se você cometeu o erro de comprar uma conta e deseja retificar essa situação da melhor forma possível, você deve trocar e passar a usar uma conta que você mesmo criou, abandonando a conta comprada por completo", finaliza a Valve em sua página de suporte.

Por fim, vale a pena sempre checar todas as informações de conduta da plataforma no Acordo de Assinatura do Steam. Nele, há seções específicas sobre conduta e comportamento; por isso, é bom dedicar alguns minutos para ler esses dados e utilizar corretamente a sua conta.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.