Starfield: tudo sobre o gameplay do novo jogo da Bethesda

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Imagem: Xbox/divulgação

Starfield será lançado em 6 de setembro e promete impressionar com a sua grande quantidade de conteúdos. O game da Bethesda, produzido pelos criadores de Fallout, oferecerá uma experiência de RPG aberta, detalhada e cheia de possibilidades.

Durante a Summer Game Fest, a Xbox realizou uma conferência focada no game e detalhando seus principais destaques. Se você está de olho em Starfield, confira a seguir uma lista com 10 novidades de gameplay do game, que chega ao Xbox Serie S e X, bem como no PC.

1. Escala gigantesca

Na apresentação, foi revelado que a Bethesda simulou de forma realística a galáxia em torno do jogador. Foram usadas técnicas de iluminação global para criar efeitos mais realistas de acordo com o tipo de estrela e a composição da atmosfera de cada planeta. Os desenvolvedores estudaram informações da NASA e outras fontes para criar biomas com base na distância do sol, por exemplo.

Os mundos parecem grandes, porém, o jogador pode realizar os vários percursos andando ou ativando a vagem rápida de volta para a nave ou um ponto seguro e economizar tempo.

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Há um novo sistema de animação do movimento dos personagens, e o jogador pode jogar em terceira ou primeira pessoa, assim como a franquia The Elders Scrolls. A exploração é um ponto muito importante, seja para encontrar recursos críticos, mais armas para combater inimigos, ou minerar com uma arma a laser.

2. Armas e objetos detalhados

Cada objeto parece muito detalhado, principalmente quando vistos pelo menu, que permite ao jogador verificar todos os seus itens, como armas, trajes espaciais ou consumíveis. As armas podem ser personalizadas ao adicionar canos, tipos diferentes de munição e miras para ocasiões de combate distintas. Em locais com gravidade diferente, usar uma arma balística fará com que o personagem seja empurrado para trás. Já uma arma de energia proporciona uma experiência mais estável em qualquer ambiente.

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3. Companheiro de viagem

É possível chamar um companheiro para ajudar na exploração, como o robô Vasco. Cada companheiro tem um conjunto de habilidades únicas, além de missões exclusivas para realizar. Inclusive, algumas amizades podem se fortalecer tanto que acabam virando um romance. 

Enquanto explora, o jogador pode montar um acampamento em quase todos os lugares de um planeta. Esses módulos cumprem diversas funções, e o personagem pode até morar nesses locais como um nômade. A criação desses entrepostos foi aprofundada, dando a oportunidade de posicionar cada módulo de forma específica, e decorar os interiores.

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4. Visual 'Nasa Punk'

De acordo com Istvan Pely, diretor de arte de Starfield, a ideia da equipe é mostrar o fascínio e a grandiosidade da exploração espacial. Quando sair de um planeta, é provável que o personagem passe por algum campo de asteroides e encontre adversários para batalhar, ou explorar naves abandonadas.

O visual adotado na elaboração do mundo é chamado de Nasa Punk, ou seja, uma linguagem visual que consiste em mostrar uma tecnologia avançada, mas que ainda parece verossímil, como as naves.

Por falar nisso, a sua nave é como uma casa para o personagem e o restante da tripulação. Esse ambiente tem uma pegada mais retrô e analógica, em um estilo mais lo-fi do que sci-fi, em que tudo tem marcas de uso.

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5. Exploração espacial

Há um HUB de todos os planetas possíveis de serem explorados, onde é possível expandir para conhecer mais galáxias ou localidades anos-luz de onde o jogador está situado. A escala é realmente massiva conforme os trailers mostrados, e será preciso de bastante tempo para ver tudo o que Starfield tem a oferecer. No entanto, será preciso realizar upgrades na nave para saltar para os planetas mais distantes.

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Esses upgrades são feitos nos espaçoporto, onde é possível comprar espaçonaves, e realizar muitas modificações para deixá-la do seu jeito. O jogador pode começar com uma nave pequena, como um caça para encontrar recompensas, ou se aventurar em um veículo cargueiro para fazer entregas e contrabandear recursos.

A customização pode ser feita de forma mais simples, melhorando aspectos como escudos e a qualidade geral das armas. Ou, o jogador pode ativar um modo mais avançado e literalmente remodelar a nave conforme sua vontade, trocando peças de lugar e realizando combinações inusitadas. O interior também é personalizável, com possibilidade de criar estoques para armas, ou módulos de criação de itens.

6. Combate das naves

O combate das naves é mais complexo, e o jogador poderá fazer ajustes manuais para quesitos diferentes. Por exemplo, mexer em certas configurações de energia para o motor tornará o veículo espacial mais veloz, assim como alocar essa energia nos motores gravitacionais diminuirá o tempo de espera para fazer os saltos.

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Quando uma nave inimiga é destruída, o personagem pode fazer o loot de forma externa ao apertar um botão e pilhar os destroços, ou optar por não destruir o veículo totalmente, e acoplar sua nave à outra para invadi-la. Assim, ela já estará adicionada à sua frota. No entanto, nem todos os encontros precisam ser violentos, e o jogador pode negociar com outros NPCs para trocar mercadorias e até realizar atos de pirataria.

7. Cidades

As cidades parecem desempenhar um papel significativo na história. Lá, o personagem se encontrará com um grupo quase místico chamado de A Constelação, considerados como os últimos grandes exploradores espaciais vivos, com o objetivo de encontrar respostas para as maiores perguntas da humanidade. O grande objetivo da história envolve um conjunto de artefatos alienígenas que o grupo está disposto encontrar.

Dentre os espaços urbanos mostrados na conferência, os destaques ficam com a Nova Atlântida, uma grande cidade bem futurista e desenvolvida. Já Cydonia, em Marte, é a maior instalação de mineração das Colônias. Por outro lado, a Akila City lembra muito uma grande cidade faroeste, e com NPCs bem mais diferentes. Neon tem visuais cheios de luzes, e fica em uma grandiosa plataforma de pesca, ficando conhecida como uma cidade “que vale tudo”. Além dos portões mais seguros das cidades, o jogador vai se deparar com grupos bárbaros e hostis, como O Grande Ofídio, a Via Rubra e a Frota Escarlate.

Fonte:  Xbox/divulgação 

8. Customização de personagem

Para aqueles que gostam de passar horas e horas no menu de customização de personagens, o time de desenvolvimento digitalizou inúmeros rostos de diferentes grupos e etnias e, misturando e combinando os dados, conseguiram criar personagens altamente detalhados e diversos, segundo a Bethesda.

Será possível escolher dentre 40 modelos pré-definidos, mas logo haverá a opção de mudar aspectos físicos dos músculos, corpo, face e cabelo. Os Backgrounds são as linhas de desenvolvimento do personagem no passado, ou seja, apresentam sua história e dão três habilidades básicas.

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9 . Habilidades e progressão

Dentre essas habilidades, as quais o jogador pode escolher, é possível ser reconhecido por um “fã”, que se juntará a tripulação, dará presentes constantes, e ficará no seu pé fazendo comentários frequentemente. Em contrapartida, outro atributo é poder visitar seus pais fictícios sempre que quiser.

Essas habilidades também podem te dar uma religião, e isso fará com que o jogador passe isento em alguns conflitos de facções hostis no meio do espaço. Uma das mais divertidas é referente a um aumento de dano quando a vida do personagem está muito baixo, mas uma equipe de mercenários aleatórios sempre surgirá do nada para te matar.

O sistema de progressão das outras habilidades funciona de maneira clássica. Toda vez que o nivel sobe, um ponto será cedido para melhorar a árvore de skills. Conforme mostrado no trailer, são cinco árvores de habilidade diferentes, e quatro níveis por cada habilidade.

As habilidades das árvores também demonstram poderes clássicos, como uma mochila a jato que facilita a locomoção e combate; ou super força para esmagar os inimigos com socos. Para quem é fã do stealth, será possível aumentar as habilidades dessa área e passar de forma furtiva em diversas situações, roubando e emboscando os adversários.

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10 . Foco em resolução nos consoles

Com tantos elementos de gameplay, a Bethesda também teve que fazer sacrifícios na parte de desempenho do game. Starfield será lançado no Xbox Series X e S sem rodar em 60 quadros por segundo, visando garantir estabilidade durante o gameplay.

O título contará com as seguintes especificações:

  • 4K e 30 quadros por segundo - Xbox Series X
  • 1440p e 30 quadros por segundo - Xbox Series S

No computador, será possível alcançar os 60 quadros por segundo em resolução 4K, desde que o jogador tenha um hardware capaz de aguentar as necessidades do game.

Edições especiais de Starfield

A Bethesda é conhecida por fazer itens de colecionador muito interessantes. Para Starfield, os desenvolvedores criaram o relógio do Explorador da Constelação, que o próprio protagonista usa como um HUB de acesso dentro do jogo. O relógio vem em uma caixa personalizada, similar à usada por astronautas para trazer amostras do espaço. Dentro, há um patch da Constelação, a alça da OTAN e o produto.

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Também há uma versão especial do controle do Xbox, totalmente temático do game  em cor branca e cheio de desenhos futuristas. O headset para o console também ganhou uma versão repaginada, misturando uma paleta entre vermelho e cinza.

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Starfield chega ao Xbox Series X | S e PC em 6 de setembro. O game também estará disponível para jogar diretamente no Xbox Game Pass já no dia do lançamento, com suporte para nuvem.

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Imagem: Tecmundo Recomenda

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