A Microsoft parou de produzir jogos para Xbox One, de acordo com Matt Booty, chefe do Microsoft Studios. Segundo ele, a empresa já “se mudou para a 9ª geração”.
A revelação foi feita em entrevista ao site Axios, nesta quinta-feira (15). Ele acrescentou que atualmente não há times internos desenvolvendo títulos para a geração anterior, exceto os que continuarão recebendo atualizações como Minecraft.
E apesar de os donos de Xbox One não verem mais novos jogos, Booty pontuou que eles podem continuar tendo acesso a novidades via xCloud no Game Pass. “É assim que vamos manter o suporte”, afirmou o executivo.
O Xbox One não receberá jogos novos daqui para frente (Imagem:Andrew Burton/Getty Images)
Ao contrário do encerramento do desenvolvimento para Xbox One, o Xbox Series S segue nos planos da Microsoft. A gigante da tecnologia fez questão de ressaltar este ponto porque rumores sugerem que as desenvolvedoras estão tendo dificuldade para fazer os títulos rodarem tanto nele quanto no Series X.
“É mais trabalho [para desenvolver]? Claro”, admitiu Booty. “[Mas agora] eles [desenvolvedores] podem planejar melhor, sabendo onde estão algumas das curvas fechadas”, defendeu.
Mais detalhes
O chefe do Microsoft Studios ainda deu mais detalhes sobre a operação da divisão Xbox, incluindo questões sobre tempo de desenvolvimento de games e mais. Confira, abaixo, outras informações ditas por ele ao o site Axios:
- Os jogos estão com ciclos de desenvolvimento maiores e os estúdios first-party da Microsoft estão colaborando mais;
- Atualmente, a Microsoft tem 23 estúdios próprios;
- Jogos AAA não estão levando mais 3 ou 4 anos para ficarem prontos, ao invés disso o tempo subiu para até 6 anos;
- O maior tempo de desenvolvimento é por causa de fatores como a maior complexidade técnica para rodar gráficos em 4K, por exemplo;
- A Activision Blizzard só tomaria conta de uma franquia como Halo se os próprios times pedirem algo do tipo. Nenhuma decisão neste sentido será tomada de baixo para cima.
Fontes