A Summer Game Fest foi recheada de anúncios de grande porte, o que acaba ofuscando alguns jogos independentes que possuem bastante potencial. Um desses títulos, que tivemos a oportunidade de testar aqui no Voxel, é Shadow Gambit:The Cursed Crew.
O jogo combina temática pirata com estratégia em tempo real de um jeito bastante divertido. O gameplay é focado na tentativa e erro: o jogador possui atalhos para criar salvamentos rápidos e pode retornar até eles a qualquer momento.
Se você achou a fórmula familiar, possivelmente já teve contato com algum outro jogo da produtora de Shadow Gambit, a Mimimi Games. O estúdio também é responsável por Desperados 3 e Shadow Tactics, que trazem a mesma estrutura de jogabilidade.
No entanto, assim como em seus jogos, a Mimimi Games aprendeu alguns novos truques em seu mais novo projeto, o que deve agradar quem já é fã do estúdio, bem como facilitar a vida dos novatos.
Tentativa e erro movimentam o gameplay
Assim como em outros títulos da produtora, a jogabilidade de Shadow Gambit encanta com sua base de “tentativa e erro”. Com visão isométrica, o game tem foco no stealth e ações coordenadas entre seus personagens.
Com diferentes habilidades, cada personagem possui um número limitado de vidas, que caem a cada golpe. Tomando cuidado para não ser pego pelos inimigos, você deve gerenciar os protagonistas da melhor forma possível sem ser pego, nocauteando ou driblando os inimigos.
Foi pego pelos inimigos? Você pode voltar no tempo a qualquer momento.
Caso algo dê errado durante a jornada, você tem a chance de voltar no tempo e refazer seu caminho. Graças a famosa mecânica da Mimimi Games, o jogador consegue criar “savestates” a qualquer momento, o que permite abordar cada encontro com os inimigos de maneiras diferentes.
Para o jogador ficar ligado nessa possibilidade, um “sino mágico” eventualmente aparece na tela, lembrando o jogador de que é possível voltar no tempo caso algo dê errado. A grande sacada do game foi transformar a mecânica em um elemento de história: o navio Red Marley, que é a casa do jogador durante a aventura, é responsável pelo poder de voltar no tempo, rendendo diálogos durante o gameplay entre os personagens e a embarcação.
Falando em diálogos, é válido lembrar que o jogo chega com legendas em português brasileiro, diferente dos outros projetos da mesma produtora. Com isso, o público brasileiro finalmente conseguirá aproveitar melhor a narrativa.
Uma história de fantasmas e piratas
Para quem já é velho de guerra nos jogos da Mimimi Games, um dos pontos mais interessantes de Shadow Gambit é a sua narrativa “sobrenatural”. Enquanto os games anteriores da empresa já tinham um toque de magia, o novo título vai fundo nisso com uma história totalmente focada no mundo sobre-humano.
O jogador assume o comando de um navio assombrado com uma tripulação bastante peculiar de piratas. Cada um dos membros da equipe possui poderes “amaldiçoados”, o que dá um tom lúdico e divertido ao gameplay.
Trazendo legendas em português, o jogo conta a história de uma tripulação amaldiçoada.
Durante nossos testes, conseguimos jogar com duas das tripulantes. Enquanto Afia consegue se teleportar e realizar ataques potentes com sua espada sobrenatural, Suleidy tem o poder de controlar plantas, criando esconderijos e também poções que enfeitiçam jogadores.
Durante o gameplay completo, o jogador encontrará diversos piratas com diferentes habilidades, o que deve garantir bastante diversidade durante a jornada nas ilhas caribenhas.
Experimente você mesmo
Shadow Gambit: The Cursed Crew será lançado em 17 de agosto. Em breve, no entanto, o jogo receberá uma demonstração grátis para computador.
Durante o Steam Next Fest, que acontece de 16 a 19 de junho, uma porção de Shadow Gambit estará liberada para jogar. Segundo o estúdio, será possível aproveitar até quatro horas de gameplay, com duas ilhas para explorar e várias visitas ao navio Red Marley.
Além de chegar ao PC, Shadow Gambit: The Cursed Crew está confirmado para PS5 e Xbox Series S e X.
Categorias